• 14 de julho de 2023

Procon – No primeiro semestre deste ano, o Procon atendeu pessoas com reclamações contra órgãos financeiros igual ao número obtido em todo o ano passado.

Tráfico de Drogas – Em pouco mais de dois anos, o 14º BPM realizou mais de 300 prisões por tráfico de drogas. A declaração, à imprensa local, é do comandante dessa unidade militar, major Eduardo dos Santos Brum.

Clima – A semana é marcada por chuvas intensas, com perfil de temporais com alagamentos, no Rio Grande do Sul e em parte da Região Sul. A sequência são dias de muito frio e geada. No norte e no centro do País, o clima seco causa queimadas no Cerrado, Amazônia, Mata Atlântica, Caatinga e Pampa, com umidade relativa do ar entre 12% e 20%, níveis baixíssimos e que exigem cuidados à população residente nessas regiões. Nos Estados Unidos, 13 milhões de pessoas estão em alerta na região nordeste daquele país em função de tempestades alertadas pela meteorologia. O mesmo acontece no Japão.

Frigorífico Estrela – A presidente da ACI, Roberta Flores de Oliveira, e o presidente da Expo São Luiz, Marcos Batista da Rosa, visitaram semana passada o diretor do Frigorífico Estrela, onde foram recebidos com muita fidalguia pelo diretor da indústria, Rafael da Rosa. Durante a visita, o dirigente do Frigorífico Estrela convidou os dirigentes da ACI e da Expo São Luiz para visita guiada na planta industrial do frigorífico, que passa por investimentos para atuar com o respaldo dos recursos mais recentes da tecnologia na área da produção de alimentos. Essa indústria emprega 550 funcionários.

Inclusão – Lei Brasileira de Inclusão determina que é crime abandonar pessoas com deficiência.

Crise nas Universidades Comunitárias – As regiões do Estado que não foram beneficiadas com cursos superiores federais supriram essa necessidade com entidades universitárias comunitárias, que agora passam por necessidades financeiras que preocupam. A redução no número de alunos matriculados é igual a 50% e até mais em alguns casos. No âmbito da URI, os campus de São Luiz Gonzaga e Cerro Largo foram agregados ao campus de Santo Ângelo, ganhando a condição de “campus avançados.”

Vão Faltar Professores – Salas vazias, é o que se vê, nas escolas de nível médio e superior voltados à formação de professores. O motivo é a baixa remuneração da categoria. Se essa questão salarial não for resolvida a curto ou médio prazo, o Brasil não terá professores para educar as novas gerações de brasileiros.

Ponte Rio Piratini – A ponte sobre o Rio Piratini, na RS-168, trecho São Luiz Gonzaga-Bossoroca, é fundamental para o transporte da produção agrícola da região produtora das Missões até o Porto de Rio Grande, por onde se faz a entrega de cereais adquiridos pela Europa, China e outros continentes. Por isso, está presente nas preocupações da bancada gaúcha no Congresso Nacional e do governo estadual, para que ações se realizem com urgência nessa obra de arte, capazes de resolver as deficiências estruturais, já ao alcance da vista humana.

Novas Rotinas – As novas rotinas se estabelecem ligeirinho. O cheque e a moeda propriamente dita, estão em baixa. Impera o cartão de crédito. E o que parecia irreal acontece com naturalidade, através do PIX, transferindo dinheiro pelo celular. Aliás, o número de cartões de crédito dobrou em 4 anos e já supera 400 milhões, apontando inadimplência de grande expressão.

Amizade – Bolsonaro e Tarcísio (governador de São Paulo) fizeram declarações mútuas de amizade e reconhecimento, depois que Bolsonaro revelou não apoiar a posição de Tarcísio, favorável à Reforma Tributária. Tarcísio é apontado como provável sucessor de Bolsonaro na próxima eleição presidencial, caso se mantenha a inelegibilidade do ex-presidente.

Cultura – Terça-feira encerrou o prazo para apresentação de projetos de recursos para ações na área da cultura junto ao governo federal. A Prefeitura de São Luiz Gonzaga agiu e protocolou vários projetos.

Ligação – Será obra federal a ligação asfáltica entre a RS-165 com a BR-285, através da Avenida JK, extensão do Distrito Industrial 1 de São Luiz Gonzaga. O governo estadual, por sua vez, garantiu o asfaltamento da RS-165, na área frontal com o parque de exposições, antes da Expo São Luiz, que vai se realizar a partir de 27 de setembro.

Entidades e empresas se mobilizam para promoção do Arroz Solidário

Estão em ritmo intenso os trabalhos de organização da primeira edição do Arroz Solidário. A programação ocorre no próximo dia…

Alunos do IERB criaram desenhos com mensagens de esperança aos atingidos pelas enchentes

Neste mês de maio, as professoras do Instituto Estadual Rui Barbosa, Gisele Silva De Oliveira Guedes e Viviane Siqueira Alves,…

Rock solidário nesta sexta-feira, no Atlanta

Nesta sexta-feira, 24 de maio, junto ao Atlanta Boliche Bar em São Luiz Gonzaga, será realizada a noite do Rock…