Documentário “Cantata Sete Povos” será exibido em São Luiz Gonzaga

  • 14 de agosto de 2023
Cantata Sete Povos Missões

Será exibido na quinta-feira, às 19 horas, no Museu Municipal Senador Pinheiro Machado (Rua São João, nº 1.634), o segundo episódio do documentário “Cantata Sete Povos.” Será a estreia da produção na Região das Missões e a exibição é gratuita e aberta ao público em geral.

O roteirista e diretor Omar L. de Barros Filho, um dos responsáveis pela obra, apresentará pessoalmente a nova produção, para compartilhar com a população local as ideias e os objetivos da série musical. “Os municípios das Missões guardam um patrimônio histórico e cultural de extrema importância para a memória do país e do continente. Nada mais justo que privilegiá-los no momento em que a produção dá mais um passo à frente na realização de um projeto que revela lugares de nossa história, nossas raízes”, afirma Barros Filho.

A “Cantata Sete Povos” aborda, de forma poética, a construção de sociedade proposta por jesuítas europeus aos guaranis, que povoaram originariamente o território gaúcho por séculos. Com o fim da experiência, nos séculos 17 e 18, sucedeu a era do apagamento da vida missioneira, a ocultação e o trágico genocídio indígena. Estão programadas sessões especiais e comentadas em Santo Ângelo, na aldeia guarani Pyaú da Ressaca do Buriti, Entre-Ijuís e São Miguel das Missões, entre outros municípios.

Trailer – A iniciativa conta com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura. O trailer do documentário está disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=LVn5NC0GoFc. A produção está alicerçada sobre a obra musical do consagrado compositor Raul Ellwanger, criador da “Cantata Sete Povos”, uma suíte popular de 12 canções em diferentes estilos latino-americanos. As músicas de Ellwanger narram a busca dos guaranis pela Terra-Sem-Males.

As músicas abordam também as relações dos indígenas com os religiosos jesuítas, em uma era de tensões entre os impérios europeus de Portugal e Espanha. O episódio inicial, lançado em novembro de 2022, está disponível no YouTube por meio do link
https://www.youtube.com/watch?v=5liT4nOvT2g&t=5s.

 

Ficha Técnica “Cantata Sete Povos” – Episódio II:

Realização: Instituto Latinoamerica

Produção: Kino Kaos Filmes

Fomento: Ministério do Turismo

Convênio firmado com a Secretaria Especial da Cultura/Ministério do Turismo através do termo de fomento 930080/2022 – Processo Nº 72031.003872/2022-97

Roteiro e Direção: Omar L. de Barros Filho

Argumento: Paulo de Tarso Riccordi

Direção Musical e Composições: Raul Ellwanger

Músicos: Luizinho Santos (Sax); Zelito (Violino); Pedrinho Figueiredo (Flauta);
Thiago Colombo – Violão; Raul Ellwanger (Voz).

Edição inédita do programa Corsan Negocia incentiva regularização de clientes inativos

Agentes da Corsan irão visitar, a partir da próxima segunda-feira, 3, os imóveis que estão com matrículas inativas ou suspensas…

Emissão de carteira de identidade é retomada em São Luiz Gonzaga

Voltou a funcionar na terça-feira, dia 28, o serviço de emissão de carteira de identidade no posto de identificação do…

Município adquire 50 toneladas de asfalto para recuperar ruas

A Secretaria de Obras de São Luiz Gonzaga aguarda apenas o tempo firmar para iniciar uma nova operação de recuperação…