É necessário sair da ilha para ver a ilha

  • 28 de julho de 2023

No livro O conto da ilha desconhecida escrito pelo autor José Saramago encontramos a seguinte frase conhecida ‘’ É necessário sair da ilha para ver a ilha, não nos vemos se não saímos de nós’’. Esse trecho em específico representa a necessidade pela busca do novo e desconhecido. Ou seja, se desejamos avançar será preciso dar algum passo fora do ritmo, encarar uma nova perspectiva e descobrir outra direção.

Para o ganho dessa percepção é fundamental partir do habitual lugar em que já estávamos situados por um limbo de justificativas errôneas e porventura deslumbres do irreal. Talvez por medo de arriscar, quem sabe por não enxergar o que estava o tempo todo bem na ponta do nosso nariz, ou por conta das expectativas quebradas que precisam ser desfeitas para que os pés toquem em terra firme.

Reconhecer a si mesmo é um trabalho interminável e nem sempre confortável, já que em alguns momentos exige abrir mão. Além de ser indispensável tomar decisões, uma dose de coragem e um extra de paciência. As respostas tendem a ficar mais transparentes quando saímos do costumeiro e com bravura desbravamos o que existe além.

Isso requer que sejamos capazes de afastar achismos. Modificar o que enxergamos em nós mesmos, em outras pessoas e nas situações para começar a usar lentes sustentadas pela verdade com foco na essência das circunstâncias. Assim, ser capaz de escutar nossos sentimentos quando tudo for um eco barulhento e confuso.

Já estamos afeitos com aquilo que é ou com o que desejávamos que fosse, porém é essencial pegar o barco para atravessar essas limitações e frustrações. Talvez essa seja uma das ferramentas para se libertar e recomeçar com vista para um horizonte diferente.

Entidades e empresas se mobilizam para promoção do Arroz Solidário

Estão em ritmo intenso os trabalhos de organização da primeira edição do Arroz Solidário. A programação ocorre no próximo dia…

Alunos do IERB criaram desenhos com mensagens de esperança aos atingidos pelas enchentes

Neste mês de maio, as professoras do Instituto Estadual Rui Barbosa, Gisele Silva De Oliveira Guedes e Viviane Siqueira Alves,…

Rock solidário nesta sexta-feira, no Atlanta

Nesta sexta-feira, 24 de maio, junto ao Atlanta Boliche Bar em São Luiz Gonzaga, será realizada a noite do Rock…