Educação elabora orientações de segurança para escolas municipais

  • 14 de abril de 2023
Segurança Escolas 3

Com os ataques registrados em educandários no Brasil, a segurança das escolas municipais de São Luiz Gonzaga foi pauta de reuniões entre a Secretaria Municipal de Educação e Esporte (Semede) e o 14º Batalhão de Polícia Militar (BPM). Com o apoio da Brigada Militar, a secretaria elaborou e enviou aos educandários da Rede Municipal de Ensino um documento com uma série de orientações sobre segurança nas suas atividades.

O documento foi encaminhado na terça-feira, quando as equipes diretivas participaram de uma reunião on-line com a secretária de Educação e Esporte, Mariza Klein Ditz, e o comandante do 14º BPM, Major Eduardo Brum. O comandante apresentou dados e sanou dúvidas das participantes, com o objetivo de tranquilizar os pais e responsáveis. Brum também informou que o 14º BPM tem realizado operações diárias de visita e aproximação em todas as escolas da cidade, com a atuação das guarnições do efetivo administrativo, para não retirar agentes do policiamento ordinário.

A secretária Mariza Klein Ditz destacou o apoio da Brigada Militar. “Em nosso município, a preocupação com a segurança dos alunos e profissionais não é algo recente. Também contamos sempre com o apoio da Brigada Militar, a qual ouve os nossos anseios e nos auxilia na busca por soluções. Aproveito para agradecer a disponibilidade do Major Eduardo Brum na elaboração do documento com orientações, trazendo informações e sanando dúvidas”.

MONITORAMENTO – Além de melhorias na infraestrutura, com a instalação de grades e reformas de muros em 2021, a convite da Semede, a Brigada Militar visitou as 22 escolas que integram a Rede Municipal de Ensino. Na ocasião, foram repassadas sugestões e iniciada a implantação de um sistema de segurança, com videomonitoramento, nos educandários municipais.

Até o momento, seis escolas contam com o sistema: EMEF José Bonifácio, EMEF Centenário, EMEF Érico Veríssimo, EMEF Coração de Jesus, EMEI Cecília Petry Batista e EMEF Ernestina Amaral Langsch. Conforme orientação da BM, foi priorizada a instalação em escolas mais afastadas e em bairros com índices de violência mais elevados. As imagens são monitoradas pela equipe diretiva e também reproduzidas junto ao sistema de videomonitoramento da Brigada Militar. “Pedimos aos pais e responsáveis mais tranquilidade e também apoio para cuidar das nossas crianças. Estamos fazendo o que está ao nosso alcance para zelar pela segurança dos alunos e das equipes escolares”, afirmou a secretária Mariza Klein Ditz.

Em 2015, por meio de parceria entre a Administração Municipal e órgãos de segurança, foi iniciada a instalação de câmeras de monitoramento em São Luiz Gonzaga, com a central de videomonitoramento junto à sede do 14º BPM. Até o momento, mais de 100 câmeras foram fixadas em diversos pontos do município, muitos desses locais, são próximos a educandários municipais e estaduais, proporcionando mais segurança nesses espaços e na cidade.

Entidades e empresas se mobilizam para promoção do Arroz Solidário

Estão em ritmo intenso os trabalhos de organização da primeira edição do Arroz Solidário. A programação ocorre no próximo dia…

Alunos do IERB criaram desenhos com mensagens de esperança aos atingidos pelas enchentes

Neste mês de maio, as professoras do Instituto Estadual Rui Barbosa, Gisele Silva De Oliveira Guedes e Viviane Siqueira Alves,…

Rock solidário nesta sexta-feira, no Atlanta

Nesta sexta-feira, 24 de maio, junto ao Atlanta Boliche Bar em São Luiz Gonzaga, será realizada a noite do Rock…