Eleições Municipais será tema prioritário em 2024

  • 16 de fevereiro de 2024

O calendário eleitoral estabelece a realização de eleições municipais este ano no Brasil. Mais de cinco mil municípios estarão voltados a esse evento que, pela sua grandeza, mobiliza toda a população. Será a primeira eleição municipal com um novo elenco de partidos políticos, surgidos para divulgar novas lideranças e novas propostas para atender as necessidades dos municípios, que estarão disputando votos com partidos tradicionais, que se mantém na disputa eleitoral.

Alguns partidos vão disputar o mesmo eleitorado, o que pode levar à formação de coligações para evitar dispersão de votos com o mesmo conteúdo ideológico. Por outro lado, teremos certamente novas propostas políticas e administrativas, que poderão libertar os eleitores da fidelidade partidária.

Se essas hipóteses se concretizarem, teremos uma eleição diferenciada, porque vários candidatos poderão disputar com igualdade o voto popular, independente da grandeza de sua base política. Quando os maiores se dividem, ficam iguais com os menores. Certamente essa possibilidade já deve preocupar líderes políticos, que certamente vão buscar soluções para evitar perdas eleitorais.

Até o momento, em São Luiz Gonzaga, não são conhecidos acordos políticos entre partidos e os nomes apontados para concorrer nessa eleição, ainda não se consolidaram, embora circulem informações de candidaturas que poderão ser oferecidas por novos partidos.

A disputa política/eleitoral colocará em xeque a viabilidade de coligações ocorridas em pleitos anteriores, diante da nova oferta de partidos, mas que ainda precisam criar representação municipal, para poder disputar nesta eleição.

Todos esses fatores colocam questões que poderão ser abertas, como a manutenção ou não de coligações partidárias registradas no passado e o surgimento de outras oportunidades eleitorais, com novos parceiros ou, ainda, fortalecendo arranjos interpartidários.

O eleitorado, aparentemente, aguarda as decisões que serão oferecidas pelos partidos políticos, para então se posicionar. Existem fatores nacionais, estaduais e locais para disputar isoladamente ou formar coligações. Esse quadro vai se constituir e os resultados dos acertos que serão necessários vai depender da sabedoria política das lideranças locais.

Pensamos que o melhor resultado para São Luiz Gonzaga é termos candidatos comprometidos com iniciativas que acelerem o crescimento econômico do nosso município, a fim de que tenhamos mais riqueza, mais empregos e mais importância na região e no Estado.

A população local deve acompanhar tratativas políticas, avaliar os nomes dos pré-candidatos que surgem e verificar o quadro político, para saber das vantagens e desvantagens de decisões políticas que podem levar à realização ou não de coligações.

Se novos partidos realmente se habilitarem para disputar as eleições municipais em São Luiz Gonzaga, vamos ter uma disputa eleitoral diferenciada em relação a pleitos anteriores. Os eleitores devem acompanhar os movimentos dos partidos, líderes políticos e possíveis candidatos, para ter opinião própria em relação à disputa eleitoral.

Entidades e empresas se mobilizam para promoção do Arroz Solidário

Estão em ritmo intenso os trabalhos de organização da primeira edição do Arroz Solidário. A programação ocorre no próximo dia…

Alunos do IERB criaram desenhos com mensagens de esperança aos atingidos pelas enchentes

Neste mês de maio, as professoras do Instituto Estadual Rui Barbosa, Gisele Silva De Oliveira Guedes e Viviane Siqueira Alves,…

Rock solidário nesta sexta-feira, no Atlanta

Nesta sexta-feira, 24 de maio, junto ao Atlanta Boliche Bar em São Luiz Gonzaga, será realizada a noite do Rock…