“Em vez de produtores de bovinos, temos que ser produtores de pasto.”

  • 9 de setembro de 2023

Você já ouviu falar que o maior bem da propriedade é o pasto? Concorda com isso?

Sabemos que a nutrição é o pilar mais importante em qualquer sistema de produção, e que a forma mais econômica de produzir carne é através de pastagens de qualidade. Sabendo isso, podemos dizer que o bem mais valioso da propriedade com certeza é o pasto.

Toda vez que precisamos entrar com algum tipo de ração ou concentrado para suprir uma deficiência de volumoso (pasto) estamos diminuindo consideravelmente nossa margem de lucro. Sabendo isso, devemos buscar cada vez mais um domínio sobre o manejo de nossas pastagens, sejam elas campos nativos ou pastagens cultivadas.

Para explorarmos o máximo de produção de uma pastagem, precisamos estar atentos principalmente na altura ideal do pasto na hora da entrada e saída dos animais, ou seja, na hora da “colheita”, e para isso a rotação de pastagens se torna um manejo muito importante. Se não tivermos condição de fazer uma rotação de piquetes, podemos trabalhar com cerca elétrica que funciona muito bem. O importante é fazer com que os animais realizem um pastejo (colheita) uniforme da área, para que não tenhamos lugares com sub-pastejo (pasto encanando) e nem áreas com super-pastejo (pasto rapado).

Na maioria das propriedades, apenas com o ajuste de lotação (que tem custo zero), podemos manter a pastagem na altura ideal de “colheita”. Fazendo isso aumentamos a nossa produção de kg por hectare. Podemos dizer que uma fazenda que tem uma lotação animal ajustada, pode tranquilamente fazer um diferimento de alguma área para usar estrategicamente em determinados períodos críticos do ano.

Concluímos dizendo que o foco principal do produtor precisa ser o manejo de seus pastos. Saber trabalhar com as diferentes espécies cultivadas, e saber “colher” o pasto na hora certa com certeza é a fórmula do sucesso do pecuarista, pense nisso!

Entidades e empresas se mobilizam para promoção do Arroz Solidário

Estão em ritmo intenso os trabalhos de organização da primeira edição do Arroz Solidário. A programação ocorre no próximo dia…

Alunos do IERB criaram desenhos com mensagens de esperança aos atingidos pelas enchentes

Neste mês de maio, as professoras do Instituto Estadual Rui Barbosa, Gisele Silva De Oliveira Guedes e Viviane Siqueira Alves,…

Rock solidário nesta sexta-feira, no Atlanta

Nesta sexta-feira, 24 de maio, junto ao Atlanta Boliche Bar em São Luiz Gonzaga, será realizada a noite do Rock…