Espaço Acolher é inaugurado em São Luiz Gonzaga

  • 21 de abril de 2023
Espaço Acolher SLG

A Rede Municipal de Ensino recebeu na última semana mais um espaço para atender e qualificar a educação em São Luiz Gonzaga. Com a participação de autoridades, profissionais de educação, pais e alunos, ocorreu na última semana a inauguração do Espaço Acolher – Sala Multiprofissional, voltada ao atendimento de alunos com necessidades educacionais especiais.

Entre as autoridades presentes na inauguração o vice-prefeito, Piti Werle; a representante do Legislativo Municipal, vereadora Nara Mendes; a secretária municipal de Educação e Esporte (Semede), Mariza Klein Ditz; a assessora de Educação Especial da 32ª CRE, Elisângela dos Anjos, e a conselheira tutelar, Edenir Santos. A secretária Mariza Klein destacou a satisfação de contar com a atuação de psicóloga e assistente social, cargos novos na Rede Municipal de Ensino. Segundo ela, desde 2016, duas psicopedagogas atendem aos alunos. Somado ao trabalho das novas profissionais, será possível ofertar um atendimento multiprofissional.

Atualmente, cerca de 200 estudantes são atendidos pela educação especial do município. “Pretendemos trabalhar com três diferentes aspectos. A questão da dificuldade de aprendizagem, trabalhada pelas psicopedagogas. A questão emocional, com a psicóloga. E a questão social, que será acompanhada pela assistente social. Acreditamos que analisando esses aspectos, nós estaremos realmente proporcionando uma educação inclusiva”, destacou a secretária Mariza.

Conforme ela, a secretaria busca viabilizar a atuação de um fonoaudiólogo, ampliando o atendimento da sala multiprofissional. “A inauguração do Espaço Acolher é o primeiro passo. Nós queremos muito mais e vamos ofertar o que estiver ao nosso alcance para os nossos alunos da Rede Municipal de Ensino!”, afirmou Mariza. Para viabilizar o novo espaço.

A Semede contou com o apoio de empresas colaboradoras que auxiliaram na aquisição de brinquedos para o espaço. São elas Auditec Assessoria Contábil; Amaral Bazar e Papelaria; Birck Comércio de Materiais de Construção; Carmo Materiais de Construção, Elétricos e Ferragens; CWA Energia; Estamparia Pampa; Ferrasul; Kipão Padaria; Oficina das Tintas; Rainha das Utilidades; e Tio Mário Embalagens.

 

SALA MULTIPROFISSIONAL – O Espaço Acolher – Sala Multiprofissional da Rede Municipal de Ensino conta com a atuação da assistente social Bianca Fabrício; da psicóloga Micheli Haas; das psicopedagogas Daura Sarmento e Carla Fiess; e da coordenadora de Educação Especial da Semede, professora Cristiane de Oliveira. A equipe trabalha em conjunto para identificar problemas de aprendizagens, realizando intervenções e encaminhamentos necessários para as salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE). O espaço está localizado na Rua Salvador Pinheiro Machado, nº 1230, sala 02.

Além do Espaço Acolher, quatro escolas municipais possuem salas de recursos multifuncionais. Os espaços contam com a atuação das professoras Sandra Welter Ilha (EMEF Coronel Mamede de Souza); Eliane da Silva Fernandes (EMEF Francisca Lencina); Carmelina Rosa Gonçalvez (EMEF Ernestina Amaral Langsch); e Lucia Irani Gattiboni (EMEF Centenário). O público-alvo da educação especial são crianças com deficiências, transtorno do espectro autista, altas habilidades e superdotação. Servindo como apoio à sala de aula comum, o atendimento oferece meios e modos que efetivem o real aprendizado dos estudantes.

Entidades e empresas se mobilizam para promoção do Arroz Solidário

Estão em ritmo intenso os trabalhos de organização da primeira edição do Arroz Solidário. A programação ocorre no próximo dia…

Alunos do IERB criaram desenhos com mensagens de esperança aos atingidos pelas enchentes

Neste mês de maio, as professoras do Instituto Estadual Rui Barbosa, Gisele Silva De Oliveira Guedes e Viviane Siqueira Alves,…

Rock solidário nesta sexta-feira, no Atlanta

Nesta sexta-feira, 24 de maio, junto ao Atlanta Boliche Bar em São Luiz Gonzaga, será realizada a noite do Rock…