Em calamidade pública, Estado chega a 39 mortos nas cheias

  • 6 de setembro de 2023
No total, 70 cidades foram atingidas pelas inundações, que deixaram 31 mortos

O governador Eduardo Leite, que decretou Estado de Calamidade Pública no Rio Grande do Sul devido aos efeitos devastadores das enchentes em mais de 70 cidades gaúchas ontem, quarta-feira, confirmou hoje que o Estado já registrou 39 mortes causadas pelos temporais.

As enchentes já expulsaram mais de 6 mil pessoas de casa. Estimativa do governo estadual é que haja mais de 60 mil afetados pelas cheias. “Decretamos o Estado de Calamidade Pública porque o alcance da tragédia é muito grande em diversas cidades de diversas regiões do Estado”, afirmou o governador. Ele destaca que “todas as forças estão canalizadas para resgatar as vítimas e reconstruir tudo que foi destruído pela tempestade.”

Todos os desfiles de 7 de Setembro que ocorreriam nesta quinta-feira no Estado foram suspensos. O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, esteve no Estado na quarta-feira e disse que “se os 80 municípios atingidos pelo ciclone tiverem com seus decretos de situação de emergência, nós reconheceremos, sumariamente, as 80 situações de emergência.”

Até esta quinta-feira é de 39 o número total de mortes pela passagem do ciclone extratropical que atingiu o Estado. Somente ontem, quarta-feira, o governo confirmou dez vítimas, oito em Roca Sales, uma em Lajeado e uma em Estrela, todas na Região dos Vales.

As mortes registradas superam a maior tragédia natural das últimas quatro décadas no Estado, quando 16 pessoas morreram em junho passado também devido as fortes chuvas. Além dos 39 mortos, até ontem o Estado tinha cerca de 3 mil desalojados, mais de 2 mil desabrigados e 80 cidades afetadas.

Entidades e empresas se mobilizam para promoção do Arroz Solidário

Estão em ritmo intenso os trabalhos de organização da primeira edição do Arroz Solidário. A programação ocorre no próximo dia…

Alunos do IERB criaram desenhos com mensagens de esperança aos atingidos pelas enchentes

Neste mês de maio, as professoras do Instituto Estadual Rui Barbosa, Gisele Silva De Oliveira Guedes e Viviane Siqueira Alves,…

Rock solidário nesta sexta-feira, no Atlanta

Nesta sexta-feira, 24 de maio, junto ao Atlanta Boliche Bar em São Luiz Gonzaga, será realizada a noite do Rock…