Este é o projeto original do Hospital São Luiz Gonzaga, que agora precisa de reforma, obra que está em nossas mãos

  • 26 de janeiro de 2024

Construir um hospital comunitário não é fácil, porque os recursos financeiros são obtidos através de festas populares, rifas, contribuições da população e doações diversas. O Hospital de Caridade de São Luiz Gonzaga (nome original do nosso hospital) tinha o apoio da população e até mesmo do Poder Público Municipal, que criou uma “Taxa Hospitalar”, que era cobrada junto com o IPTU, recurso destinado à construção do prédio. Pois com essas fontes de recursos financeiros o prédio do hospital foi construído, de acordo com o projeto original, que veio a público no final da década de 1930 e início da década de 1940. Não temos informação em relação ao autor desse projeto, considerado de grande envergadura para a época, mas exigindo a sua reconstrução no momento atual, decorridos mais de 80 anos de sua inauguração.

Quando a construção do prédio ficou pronta, verificou-se que outro grande esforço deveria ser feito pela comunidade: a aquisição de camas hospitalares, a instalação de uma cozinha com porte para atender um hospital, a compra de material hospitalar e instalar uma farmácia interna e tantas outras necessidades, como foi o caso das roupas de cama, resolvida pela Associação Damas de Caridade, que adquiriu o tecido em peças e a transformou em lençóis, colchas, travesseiros, cobertores. Mas faltava ainda instrumentos hospitalares para o atendimento aos pacientes, inicialmente para atender partos. A sala de cirurgias era ocupada para pequenos atendimentos, até que o hospital tivesse estrutura mínima para ampliar o seu atendimento. Diante de todos esses desafios, os organizadores do hospital ainda destinaram um pavilhão para o atendimento gratuito das pessoas pobres, já que naquela época os trabalhadores não tinha previdência para cobrir os custos do atendimento da saúde.

Mesmo com essas dificuldades, o Hospital São Luiz Gonzaga se tornou forte, para ser regional, já que hoje atende uma região de vários municípios.

Agora é a hora de repetirmos o que fizeram os fundadores deste hospital. Arregaçaram as mangas e deram tudo de si, acreditando que chegariam a um bom resultado. Conseguiram.

Pois este é o momento da atual geração repetir a dose. É o preço para termos um hospital.  Se nossos antecessores puderam, nós também certamente também faremos. O sangue deles é o mesmo que corre em nossas veias.

Essa campanha está sendo conduzida por uma comissão da comunidade, o apoio do Poder Público Municipal e da administração e funcionários do Hospital São Luiz Gonzaga.

Entidades e empresas se mobilizam para promoção do Arroz Solidário

Estão em ritmo intenso os trabalhos de organização da primeira edição do Arroz Solidário. A programação ocorre no próximo dia…

Alunos do IERB criaram desenhos com mensagens de esperança aos atingidos pelas enchentes

Neste mês de maio, as professoras do Instituto Estadual Rui Barbosa, Gisele Silva De Oliveira Guedes e Viviane Siqueira Alves,…

Rock solidário nesta sexta-feira, no Atlanta

Nesta sexta-feira, 24 de maio, junto ao Atlanta Boliche Bar em São Luiz Gonzaga, será realizada a noite do Rock…