Construir um hospital comunitário não é fácil, porque os recursos financeiros são obtidos através de festas populares, rifas, contribuições da população e doações diversas. O Hospital de Caridade de São Luiz Gonzaga (nome original do nosso hospital) tinha o apoio da população e até mesmo do Poder Público Municipal, que criou uma “Taxa Hospitalar”, que era cobrada junto com o IPTU, recurso destinado à construção do prédio. Pois com essas fontes de recursos financeiros o prédio do hospital foi construído, de acordo com o projeto original, que veio a público no final da década de 1930 e início da década de 1940. Não temos informação em relação ao autor desse projeto, considerado de grande envergadura para a época, mas exigindo a sua reconstrução no momento atual, decorridos mais de 80 anos de sua inauguração.
Quando a construção do prédio ficou pronta, verificou-se que outro grande esforço deveria ser feito pela comunidade: a aquisição de camas hospitalares, a instalação de uma cozinha com porte para atender um hospital, a compra de material hospitalar e instalar uma farmácia interna e tantas outras necessidades, como foi o caso das roupas de cama, resolvida pela Associação Damas de Caridade, que adquiriu o tecido em peças e a transformou em lençóis, colchas, travesseiros, cobertores. Mas faltava ainda instrumentos hospitalares para o atendimento aos pacientes, inicialmente para atender partos. A sala de cirurgias era ocupada para pequenos atendimentos, até que o hospital tivesse estrutura mínima para ampliar o seu atendimento. Diante de todos esses desafios, os organizadores do hospital ainda destinaram um pavilhão para o atendimento gratuito das pessoas pobres, já que naquela época os trabalhadores não tinha previdência para cobrir os custos do atendimento da saúde.
Mesmo com essas dificuldades, o Hospital São Luiz Gonzaga se tornou forte, para ser regional, já que hoje atende uma região de vários municípios.
Agora é a hora de repetirmos o que fizeram os fundadores deste hospital. Arregaçaram as mangas e deram tudo de si, acreditando que chegariam a um bom resultado. Conseguiram.
Pois este é o momento da atual geração repetir a dose. É o preço para termos um hospital. Se nossos antecessores puderam, nós também certamente também faremos. O sangue deles é o mesmo que corre em nossas veias.
Essa campanha está sendo conduzida por uma comissão da comunidade, o apoio do Poder Público Municipal e da administração e funcionários do Hospital São Luiz Gonzaga.
55 3352 3030 | 55 9 8443 3030
jornal@anoticia.com
55 3352 3030 | 55 9 8443 3030
55 9 8443 3030