ESTRATÉGIAS PARA AUMENTAR A PRENHES DAS VACAS

  • 9 de junho de 2023

Sabemos que o grande desafio quando se fala em aumento da produção de terneiros é fazer com que a vaca emprenhe novamente estando com um terneiro ao pé, principalmente a vaca de primeira cria.

Sabendo que nosso desafio são as vacas com cria ao pé, o que podemos fazer para melhorar esses índices? Antes de responder essa pergunta precisamos salientar que a reprodução é considerada um artigo de luxo para a vaca, ou seja, primeiro ela precisa de energia para se manter viva, depois para produzir leite e manter seu terneiro vivo. Com um aporte nutricional um pouco maior, a fêmea além de se manter e alimentar o terneiro ela tem condições de crescer. O próximo passo é melhorar sua condição corporal, e por último, tendo boas condições nutricionais ela vai reproduzir. Então nosso foco precisa ser em melhorar a condição nutricional para melhorar o escore de nossos animais e só assim conseguir melhores índices reprodutivos.

Estudos comprovam que diminuímos o intervalo entre parto e primeiro cio com um aporte nutricional maior após a parição. O ato da vaca ganhar peso após a parição estimula a entrada em cio. Então de nada adianta a condição nutricional ser boa antes da parição e a vaca ter baixa oferta de alimento após o parto. Sendo assim podemos ter bons resultados com um pastejo horário de 2 a 3 horas por dia em pastagem de verão por exemplo.

Dentre outras ferramentas para melhorar a condição da vaca e encurtar o intervalo entre parto e primeiro cio, durante a estação de monta, podemos citar:

Desmame antecipado: consiste em retirar o terneiro da vaca por volta dos 5 meses. Com essa antecipação não interferimos na repetição de cria na mesma estação de monta, mas damos condições para essa vaca recuperar seu escore para emprenhar no início da próxima estação, é assim se manter no sistema de cria.

Desmame precoce: Principal ferramenta para aumentar a prenhes. Consiste em retirar os terneiros com de 70 kg (por volta de 60 dias). Esse desmame precisa ser cedo, porque se não for, não vai interferir na prenhes da vaca, mas somente na melhora da condição corporal da mesma. Ferramenta estratégica para épocas de estiagem ou erro de manejo, onde as fêmeas passam por escassez de forragem. Salientando que é muito mais barato dar comida para o terneiro do que pra a vaca.

Desmame interrompido: consiste em retirar o terneiro das vacas por 11 dias. Ferramenta muito interessante para fazer com que a vaca tenha estímulo hormonal e entre em cio. Só é efetivo quando as vacas se apresentam em bom escore corporal.

Desmame Hiperprecoce: não é comum no Brasil. Muito utilizado na Argentina e consiste em retirar o terneiro com 30 dias. Aqui no Brasil ainda estão sendo feitos estudos para implantar a ferramenta.

Utilizando de alguma dessas técnicas citadas acima, conseguimos interromper a maior demanda de energia que a vaca tem que é o aleitamento, com isso melhoramos sua condição corporal e consequentemente melhoramos nossos índices reprodutivos.

Frase do dia: tenha foco, ande certo e pise firme. O resto vem ao natural…

Entidades e empresas se mobilizam para promoção do Arroz Solidário

Estão em ritmo intenso os trabalhos de organização da primeira edição do Arroz Solidário. A programação ocorre no próximo dia…

Alunos do IERB criaram desenhos com mensagens de esperança aos atingidos pelas enchentes

Neste mês de maio, as professoras do Instituto Estadual Rui Barbosa, Gisele Silva De Oliveira Guedes e Viviane Siqueira Alves,…

Rock solidário nesta sexta-feira, no Atlanta

Nesta sexta-feira, 24 de maio, junto ao Atlanta Boliche Bar em São Luiz Gonzaga, será realizada a noite do Rock…