“Expo 2023 será o maior evento já feito em São Luiz Gonzaga”

  • 16 de junho de 2023
Marcos Batista da Rosa

Será dado na segunda-feira, dia 19, a partir das 8h45min na Casa Coopatrigo do Parque de Exposições do Sindicato Rural de São Luiz Gonzaga, com o anúncio dos shows, o pontapé inicial da divulgação da Expo São Luiz 2023. Maior programação do Município, a feira ocorre no parque entre os dias 27 de setembro e 1º de outubro. Nesta entrevista exclusiva, o presidente Marcos Batista da Rosa fala um pouco de como estão os trabalhos de organização e do que a comunidade são-luizense e da região podem esperar da Expo São Luiz.

 

A Notícia: Como foram os trabalhos da comissão até o momento, na busca das parcerias e patrocínio?

Marcos Batista da Rosa: A Expo São Luiz é uma feira que figura entre as maiores da sua categoria no Rio Grande do Sul, com suas bases fixadas na inovação, no desenvolvimento e na união de toda a comunidade. A partir da interação entre as seis entidades promotoras, ACI, Sindilojas, Sindicato Rural, Coopatrigo, Câmara de Vereadores e Prefeitura, firmou-se o propósito de fomentar o comércio, a indústria, a cultura, os serviços, a agricultura familiar, o agronegócio, o desenvolvimento, o empreendedorismo e o melhor da nossa gente. Assim, só restava uma opção para a Comissão Executiva: unir esforços em prol da realização da Expo São Luiz e, semanalmente, chamar para a mesa de reuniões os inúmeros atores institucionais e particulares, que farão da edição 2023 o maior evento já promovido em São Luiz Gonzaga.

 

A Notícia: Como está sendo unir todos esses aspectos que possibilitam a promoção da feira?

Marcos: Buscamos parcerias das mais diversas áreas de atuação, pensando em todos os vieses possíveis, muitos dos quais o visitante jamais perceberá, mas que serão fundamentais para movimentar a nossa cidade e região antes, durante e após a realização da Expo São Luiz. São muitos patrocinadores já confirmados e outros tantos se somando à feira semanalmente. Tanto patrocinadores locais, quanto empresas e intuições públicas de várias partes do Estado. Além disso, temos uma gama de parceiros engajados para a realização de um número gigantesco de atrações que ocorrerão quase que simultaneamente na feira: desde palestras, remates, mostras, degustações, convivência, aprendizados e muito, muito mais. Um trabalho incansável, consistente e pleno de otimismo, essas são as marcas da Comissão Organizadora da Expo São Luiz 2023.

 

A Notícia: Como será o evento da próxima segunda-feira? Serão anunciados os principais shows e serão dados mais detalhes de como deverá ser a Expo 2023?

Marcos: Dia 19 de Junho marca os 100 dias que faltam para o início da Expo. Visto ser uma data marcante e significativa para todos os voluntários e entidades realizadoras, faremos um grande evento de lançamento da grade de shows da Expo São Luiz 2023 na Casa Coopatrigo, no parque de Exposições do Sindicato Rural de São Luiz Gonzaga. Será um café colonial servido em parceria com patrocinadores, parceiros e voluntários da feira. O evento de lançamento será dividido em duas partes. Na primeira hora receberemos todos os voluntários que já atuaram durante as atividades realizadas até aqui. Uma reunião de confraternização e de alinhamento. Logo após, teremos a recepção de autoridades e da imprensa regional para então divulgar o lançamento da grade completa dos shows. Todos os shows da Expo São Luiz 2023 são igualmente importantes, desde os shows da noite cristã, na quarta-feira, passando pela Noite Missioneira na quinta-feira, com a devida valorização dos artistas da “Capital Estadual da Música Missioneira”, quanto da sexta-feira e sábado, com grandes atrações nacionais, e o fechamento no domingo, também com uma grade para valorizar nossos artistas. Tudo dentro do que exige a legislação atual, com a devida acessibilidade e responsabilidade social e ambiental, como sempre prima a Expo São Luiz.

 

A Notícia: Quais foram os critérios na escolha dos principais shows?

Marcos: Os shows da Expo São Luiz seguem uma senda de sucesso já estabelecida ao longo de todas as edições. Mais uma vez teremos shows que garantem grande público em todos os dias da feira, que permitem as famílias participar, os expositores e os visitantes interagirem de forma harmoniosa e dinâmica. E o que é mais importante, dentro dos limites orçamentários que fazem da nossa feira um exemplo a ser seguido por sua equidade e bom gosto. Ao longo dos últimos dois anos foram muitas tratativas para chegar nos nomes que serão divulgados no dia 19. Muitos questionamentos, ouvindo a comunidade, os produtores, ajustando agendas e fazendo os devidos cálculos para que possamos trazer aos nossos visitantes uma experiência realmente primorosa. Temos certeza que teremos dias marcantes na nossa Expo São Luiz.

 

A Notícia: Como o senhor está sentindo a recepção da comunidade para mais uma edição da Expo São Luiz? A população abraçou a Expo mais uma vez?

Marcos: A melhor possível e mais do que imaginávamos. Apenas para título de informação: já faz mais de meio ano que temos os espaços externos vendidos e com fila de espera. Nos estandes internos pudemos contabilizar o espaço de um pavilhão inteiro para expositores de São Luiz Gonzaga, o que nos mostra o grande engajamento do empresariado local. A Coopatrigo trará mais uma vez um evento marcante para as mulheres do agro, a agricultura familiar realizará os jogos rurais durante a feira e o programa JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos), uma parceria entre Sebrae, ACI e Secretaria de Educação do Município, que realizarão a sua feira com os alunos das escolas municipais durante a Expo São Luiz. Além disso, teremos a realização de Remates na 54º Feira Pecuária, Seminário Estadual de Solos promovido pela UERGS, Outubro Rosa com entidades locais e muito mais. Apenas alguns exemplos de tantos que teremos durante a expo. No que se refere a atuação junto à comunidade, vemos as empresas se engajando e contribuindo com as mais diversas ações, com projetos que estamos realizando e em especial com as nossas soberanas. Realmente a Expo cumpre muito bem a missão de integrar a comunidade são-luizense em uma causa que vai muito além de interesses individuais. Teremos melhorias na infraestrutura do parque, na avenida e nas ruas do entorno, no embelezamento da cidade, na busca de recursos que ficarão para a comunidade local e de ações e parcerias que vão marcar gerações.

Salusa vai convocar assembleia geral para votar encerramento de atividades

A Salusa Participações S/A encerrou seu ciclo. Depois de duas décadas apoiando o desenvolvimento dos pequenos negócios em São Luiz…

Municípios buscam soluções para agropecuária em congresso da Famurs

O agro gaúcho foi tema na quarta-feira (17/07) no congresso anual da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande…

AGSL MB busca vitória fora de casa contra o Soberano em meio a desfalques

A AGSL MB se prepara para enfrentar o Soberano neste sábado, 20, em busca de manter seu aproveitamento de 100%…