Expo São Nicolau e Café de Cambona na próxima semana

  • 26 de abril de 2024
438934543_772090005068893_8475929878440993990_n

O Café de Cambona é um evento que resgata a cultura dos gaúchos e ocorre em São Nicolau, a Primeira Querência do Rio Grande.

O evento proporciona à comunidade regional entretenimentos diversificados que façam com que os visitantes possam passar um dia cheio de atrações culturais, mostrando o potencial turístico da Região Missioneira, como atrativos e costumes, além de resgatar hábitos ancestrais caídos no esquecimento com o advento do progresso, mas que fizeram parte do dia a dia do nosso povo durante a fase de formação do tipo característico “O Gaúcho”.

Os expositores oferecem o café de cambona com acompanhamentos tradicionais da culinária campeira: pães, bolos, roda de carreta e doces. Os tradicionais bolos de “chuva” ou bolos “chinelo”, são os principais acompanhamentos do café, com mais de 50 sabores como maracujá, mandioca, peixe, salame, entre outros… Já o café, é feito na cambona (espécie de bule, conhecida como chiculeteira, reta de um lado para ser carregada facilmente nos arreios do cavalo), utilizando como filtro um tição em brasa, adicionado dentro do café, geralmente de mudas frutíferas ou canela acrescentando um aroma especial à bebida.

O evento inicia com a V Expo São Nicolau no dia 3 de maio e se estenderá até o dia 5, quando ocorre o XIV Café de Cambona, no Parque Delci Sommer da Trindade, no Bairro Boa Esperança. Esta edição está com uma grande procura tanto da comunidade para participar e colocar “galpões” para fazer o café e bolo quanto aos expositores para a Expo. Haverá diversos shows ao decorrer do dia, como Pedro Ortaça & Família, Jorge Guedes & Família, Desidério Souza, Grupo Balanço Orelhano, Luis Carlos Bidinho e César Oliveira e Rogério Melo. A premiação dos galpões é feita através do público presente, que poderão realizar a votação em pontos distribuídos no Parque, avaliando a qualidade, originalidade, hospitalidade, decoração, entre outros fatores. A estimativa de público excede qualquer edição anterior, como a de 2018 que teve mais de 25 mil pessoas degustando da culinária gaúcha e participando da Expo.

Em 2022, Assembleia Legislativa aprovou o projeto de lei que Declara o Município de São Nicolau Capital Gaúcha do Café de Cambona e inclui a Edição do Café de Cambona no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Rio Grande do Sul.

Foto: Thiago Silva

Edição inédita do programa Corsan Negocia incentiva regularização de clientes inativos

Agentes da Corsan irão visitar, a partir da próxima segunda-feira, 3, os imóveis que estão com matrículas inativas ou suspensas…

Emissão de carteira de identidade é retomada em São Luiz Gonzaga

Voltou a funcionar na terça-feira, dia 28, o serviço de emissão de carteira de identidade no posto de identificação do…

Município adquire 50 toneladas de asfalto para recuperar ruas

A Secretaria de Obras de São Luiz Gonzaga aguarda apenas o tempo firmar para iniciar uma nova operação de recuperação…