Cerca de 30 pessoas, mães, esposas, filhos e irmãos, de detentos presos na Penitenciária Estadual de São Luiz Gonzaga bloquearam temporariamente na tarde desta segunda-feira, dia 7, o ponto da BR-285 que dá acesso ao presídio. Eles protestam contra novas regras de acesso e visitação estabelecidas pela Instrução Normativa (IN) 14/2023, expedida pela Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), que entra em vigor na próxima quinta-feira, dia 10.
Segundo os manifestantes, que bloquearam totalmente com pneus, sofás velhos, pedaços de madeira e outros materiais o trânsito em frente à penitenciária, as novas medidas restringem ainda mais o acesso dos presos aos seus familiares. “Proibiram entrada de crianças de até um ano e também de potes de comida que costumamos trazer nos dias de visita e temos de deixar nossas coisas, que são para nosso parentes presos, em uma outra peça, sem saber se realmente serão entregues”, afirmou umas das manifestantes, companheira de um dos presos na unidade prisional do Município.
Já outra manifestante, cujo o filho está detido há seis anos, outras exigências também estão trazendo dificuldades para os familiares. “Exigem agora três doses de vacina contra Covid 19 também para crianças. Levei meu neto para fazer a terceira dose ele passou muito mal, teve reação forte. Isso é realmente necessário?”, questiona ela.
Normativa – O diretor da Penitenciária Estadual de São Luiz Gonzaga, Alex Nunes, recebeu comitiva dos manifestantes ainda na tarde dessa segunda-feira. Ele afirmou que compreende as reclamações das famílias, mas destacou que a unidade prisional apenas cumpre as determinações emitidas pela Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe).
Em virtude da reunião com a direção do presídio, a rodovia federal foi totalmente liberada pelos manifestantes pouco depois das 15 horas e não mais apresenta problemas de tráfego neste momento.
55 3352 3030 | 55 9 8443 3030
jornal@anoticia.com
55 3352 3030 | 55 9 8443 3030
55 9 8443 3030