Ficamos assustados e desestimulados frente a queda de preços na pecuária. Mas se olharmos com calma para esse cenário, podemos observar a grande oportunidade que temos em tempos de preços baixos. O ciclo pecuário é uma onda de estímulos e desestímulos à produção por parte dos preços. Então, quando eles estão em alta, o pecuarista investe na atividade, segura fêmeas para ter terneiros e produzir um estoque maior de Kg por Hectare.
Esse estímulo é generalizado, então todo mundo faz mais ou menos a mesma coisa, aumentando a produção e fazendo os preços caírem. Aí começa a desestimular. O pecuarista que estava animado começa a “tirar o pé” e reduzir a produção de terneiros, e suas fêmeas acabam indo para o abate. Isso leva a uma redução da produção de terneiros, resultando em menor oferta e aumento nos preços. Basicamente este é o ciclo pecuário, é uma onda retroativa de estímulos e desestímulos de preços à produção pecuária.
Em 2020 e 2021, tivemos preços elevados, remunerando a atividade acima dos custos de produção, mas agora a conta chegou. Isso fez com que os pecuaristas retivessem fêmeas em seu rebanho, aumentando a produção e hoje, o que a gente sente, é exatamente isso: o boi gordo tem dificuldade de registrar preços mais altos, principalmente em termos reais, quando fazemos comparação do preço nominal com o custo de produção. E a reposição também está mais barata, o preço do boi magro caiu. Nós tivemos leilões de gado tendo até lotes sobrando, uma realidade muito diferente do que vimos em 2019, 2020 e 2021, principalmente. Então, é a virada do ciclo para a fase baixa.
Falando um pouco de gestão, de todos os indicadores econômicos que a gente pode levantar na propriedade rural, principalmente pecuária, um dos mais importantes é o desembolso. Ele é medido em reais por cabeça, o quanto a gente gasta por animal. A verdade é que a muito tempo não tínhamos um custo de reposição tão baixo. Com um boi gordo compramos 2,5 a 3 terneiros. Então é hora de aproveitar para repor estoque e se preparar para a melhora de preços porque ela virá.
Frase do dia: no meio de toda a dificuldade encontramos a oportunidade.
55 3352 3030 | 55 9 8443 3030
jornal@anoticia.com
55 3352 3030 | 55 9 8443 3030
55 9 8443 3030