FASE DE BAIXA NA PECUÁRIA. TRAGÉDIA OU OPORTUNIDADE?

  • 23 de junho de 2023

Ficamos assustados e desestimulados frente a queda de preços na pecuária. Mas se olharmos com calma para esse cenário, podemos observar a grande oportunidade que temos em tempos de preços baixos. O ciclo pecuário é uma onda de estímulos e desestímulos à produção por parte dos preços. Então, quando eles estão em alta, o pecuarista investe na atividade, segura fêmeas para ter terneiros e produzir um estoque maior de Kg por Hectare.
Esse estímulo é generalizado, então todo mundo faz mais ou menos a mesma coisa, aumentando a produção e fazendo os preços caírem. Aí começa a desestimular. O pecuarista que estava animado começa a “tirar o pé” e reduzir a produção de terneiros, e suas fêmeas acabam indo para o abate. Isso leva a uma redução da produção de terneiros,  resultando em menor oferta e aumento nos preços. Basicamente este é o ciclo pecuário, é uma onda retroativa de estímulos e desestímulos de preços à produção pecuária.

Em 2020 e 2021, tivemos preços elevados, remunerando a atividade acima dos custos de produção, mas agora a conta chegou. Isso fez com que os pecuaristas retivessem fêmeas em seu rebanho, aumentando a produção e hoje, o que a gente sente, é exatamente isso: o boi gordo tem dificuldade de registrar preços mais altos, principalmente em termos reais, quando fazemos comparação do preço nominal com o custo de produção. E a reposição também está mais barata, o preço do boi magro caiu. Nós tivemos leilões de gado tendo até lotes sobrando, uma realidade muito diferente do que vimos em 2019, 2020 e 2021, principalmente. Então, é a virada do ciclo para a fase baixa.
Falando um pouco de gestão, de todos os indicadores econômicos que a gente pode levantar na propriedade rural, principalmente pecuária, um dos mais importantes é o desembolso. Ele é medido em reais por cabeça, o quanto a gente gasta por animal. A verdade é que a muito tempo não tínhamos um custo de reposição tão baixo. Com um boi gordo compramos 2,5 a 3 terneiros. Então é hora de aproveitar para repor estoque e se preparar para a melhora de preços porque ela virá.

Frase do dia: no meio de toda a dificuldade encontramos a oportunidade.

Entidades e empresas se mobilizam para promoção do Arroz Solidário

Estão em ritmo intenso os trabalhos de organização da primeira edição do Arroz Solidário. A programação ocorre no próximo dia…

Alunos do IERB criaram desenhos com mensagens de esperança aos atingidos pelas enchentes

Neste mês de maio, as professoras do Instituto Estadual Rui Barbosa, Gisele Silva De Oliveira Guedes e Viviane Siqueira Alves,…

Rock solidário nesta sexta-feira, no Atlanta

Nesta sexta-feira, 24 de maio, junto ao Atlanta Boliche Bar em São Luiz Gonzaga, será realizada a noite do Rock…