A comunidade de Garruchos está em festa pela passagem dos 31 anos de emancipação político administrativa, a serem completados na próxima segunda-feira, 20 de março. Com grandes avanços a serem comemorados, o município cuida do presente com os olhos voltados para o futuro de sua população.
Para o prefeito Roland Schatz e o vice-prefeito Carlos Cardinal, Garruchos esta vivenciando uma faze de transformações positivas, a administração está desenvolvendo diversas obras, principalmente relacionadas a infraestrutura. As ruas da cidade de Garruchos e da localidade de São José Velho estão com obras de pavimentação em andamento, das quais mais da metade estão concluídas. O posto de saúde (ESF 1) está passando por uma grande ampliação, que ao final dos trabalhos deixará o local com 267,81 metros quadrados.
A Administração Municipal destaca também que as obras no Porto de Garruchos seguem de forma intensa, com o espaço já contando com a Cruz Missioneira, símbolo da região, um palco que servirá para eventos artísticos culturais e uma arquibancada com capacidade para 200 pessoas. Ao final do projeto, o Porto contará com os tradicionais letreiros com o nome da cidade para que visitantes e a população local possam desfrutar de uma linda área de lazer. Além dessas, outras obras estão em andamento e estão sendo realizas com o objetivo de melhorar a infraestrutura para a população.
Além disso, a prefeitura adquiriu e recebeu diversos maquinários nos últimos dois anos, como uma patrola (motoniveladora), para auxiliar na terraplanagem das estradas. Também equipou a Secretaria da Agricultura com roçadeiras hidráulicas, grade niveladora, vagão forrageiro, espalhador de sementes, enfardadeiras e ensiladeiras, dando apoio aos pequenos produtores, fundamentais para o crescimento da agricultura familiar e desenvolvimento do município.
Destaque na agricultura e na geração de energia
Emancipado em 20 de março de 1992, o Município de Garruchos fica localizado na fronteira com Argentina e tem Santo Antônio das Missões, São Nicolau e São Borja como municípios vizinhos.
A comunidade se destaca na agropecuária, como na produção de grãos, especialmente soja, arroz, trigo e milho. Sua produção está entre as maiores do Rio Grande do Sul. O município tem o Rio Uruguai como maior atrativo das belezas naturais que, com 80 quilômetros de costa, é considerado um dos melhores lugares para pesca. Na localidade de Barreiro, frequentadores buscam água mineral e barro medicinal.
O município abriga também duas grandes conversoras de energia elétrica, que fazem a conversão nas importações e exportações energéticas entre Brasil e Argentina. O nome Garruchos é oriundo da garrucha (lâmina em forma de meia-lua, presa na ponta de uma vara de madeira) usada para desgarronar os animais. Os próprios garruchenses inventaram esse instrumento de caça.
55 3352 3030 | 55 9 8443 3030
jornal@anoticia.com
55 3352 3030 | 55 9 8443 3030
55 9 8443 3030