Garruchos: 31 anos de emancipação e desenvolvimento

  • 20 de março de 2023
Garruchos_1

A comunidade de Garruchos está em festa pela passagem dos 31 anos de emancipação político administrativa, a serem completados na próxima segunda-feira, 20 de março. Com grandes avanços a serem comemorados, o município cuida do presente com os olhos voltados para o futuro de sua população.

Para o prefeito Roland Schatz e o vice-prefeito Carlos Cardinal, Garruchos esta vivenciando uma faze de transformações positivas, a administração está desenvolvendo diversas obras, principalmente relacionadas a infraestrutura. As ruas da cidade de Garruchos e da localidade de São José Velho estão com obras de pavimentação em andamento, das quais mais da metade estão concluídas. O posto de saúde (ESF 1) está passando por uma grande ampliação, que ao final dos trabalhos deixará o local com 267,81 metros quadrados.

A Administração Municipal destaca também que as obras no Porto de Garruchos seguem de forma intensa, com o espaço já contando com a Cruz Missioneira, símbolo da região, um palco que servirá para eventos artísticos culturais e uma arquibancada com capacidade para 200 pessoas. Ao final do projeto, o Porto contará com os tradicionais letreiros com o nome da cidade para que visitantes e a população local possam desfrutar de uma linda área de lazer. Além dessas, outras obras estão em andamento e estão sendo realizas com o objetivo de melhorar a infraestrutura para a população.

Além disso, a prefeitura adquiriu e recebeu diversos maquinários nos últimos dois anos, como uma patrola (motoniveladora), para auxiliar na terraplanagem das estradas. Também equipou a Secretaria da Agricultura com roçadeiras hidráulicas, grade niveladora, vagão forrageiro, espalhador de sementes, enfardadeiras e ensiladeiras, dando apoio aos pequenos produtores, fundamentais para o crescimento da agricultura familiar e desenvolvimento do município.

Destaque na agricultura e na geração de energia

Emancipado em 20 de março de 1992, o Município de Garruchos fica localizado na fronteira com Argentina e tem Santo Antônio das Missões, São Nicolau e São Borja como municípios vizinhos.

A comunidade se destaca na agropecuária, como na produção de grãos, especialmente soja, arroz, trigo e milho. Sua produção está entre as maiores do Rio Grande do Sul. O município tem o Rio Uruguai como maior atrativo das belezas naturais que, com 80 quilômetros de costa, é considerado um dos melhores lugares para pesca. Na localidade de Barreiro, frequentadores buscam água mineral e barro medicinal.

O município abriga também duas grandes conversoras de energia elétrica, que fazem a conversão nas importações e exportações energéticas entre Brasil e Argentina. O nome Garruchos é oriundo da garrucha (lâmina em forma de meia-lua, presa na ponta de uma vara de madeira) usada para desgarronar os animais. Os próprios garruchenses inventaram esse instrumento de caça.

Entidades e empresas se mobilizam para promoção do Arroz Solidário

Estão em ritmo intenso os trabalhos de organização da primeira edição do Arroz Solidário. A programação ocorre no próximo dia…

Alunos do IERB criaram desenhos com mensagens de esperança aos atingidos pelas enchentes

Neste mês de maio, as professoras do Instituto Estadual Rui Barbosa, Gisele Silva De Oliveira Guedes e Viviane Siqueira Alves,…

Rock solidário nesta sexta-feira, no Atlanta

Nesta sexta-feira, 24 de maio, junto ao Atlanta Boliche Bar em São Luiz Gonzaga, será realizada a noite do Rock…