Gestor do HSLG esclarece a situação das obras na instituição para a Comissão Pró-Hospital

  • 6 de dezembro de 2023
3ebdd343-9095-46bd-b3aa-fc88099b810a

Na terça-feira, 5 de dezembro, a Comissão Pró-Hospital São Luiz Gonzaga esteve reunida com o administrador do hospital, Jeferson Gomes de Oliveira, para acompanhar o mais recente levantamento realizado acerca da situação das obras de implantação da UTI e de melhorias nos diversos setores da unidade hospitalar. A reunião, solicitada pelo vereador e presidente da Comissão Pró-Hospital, Paulo Fraga (Progressistas), teve o objetivo de dar prosseguimento ao trabalho de acompanhamento das obras no hospital pelo grupo de vereadores destacado para este pleito em uma comissão pluripartidária.

A Comissão, que realiza o trabalho de captação de emendas parlamentares anualmente em Brasília, e que de 2017 até agora já arrecadou mais de R$ 20 milhões para o hospital, acompanha mensalmente a prestação de contas quanto a serviços e relatórios fiscais do HSLG, como forma de exercer o papel de fiscalização por meio da atuação legislativa.

O diretor de projetos do HSLG, Tiago Dal Santo, apresentou aos vereadores a estimativa de andamento das obras e a atualização de custos que deverão ser investidos para finalizar a obra, tendo em vista que as empresas contratadas anteriormente tiveram seus contratos rescindidos pela não execução das etapas previstas no convênio firmado com a Caixa Econômica Federal.

Assim, os gestores do HSLG destacaram que, hoje, a obra está com 27,35% do serviço executado, tendo, dos 11 locais e/ou unidades previstos para receberem melhorias, apenas o setor da Lavanderia concluído. O convênio com a Caixa para a execução do serviço finaliza no final do ano de 2025, e, conforme estimativas, o Hospital necessita da contrapartida de cerca de R$ 1,4 milhão para a execução do restante das obras.

Dessa forma, foi solicitado ao Legislativo Municipal apoio na captação de emendas e na destinação de recursos próprios, assim como da Prefeitura, para viabilizar o cumprimento dos prazos estabelecidos, tendo em vista a interrupção do serviço pela paralisação das obras realizadas por empresas que desistiram e tiveram seus contratos rescindidos.

Estiveram presentes os vereadores integrantes da Comissão, Paulo Fraga (Progressistas), João Iuri (PSD), Francisco Lourenço (PDT) e Valmir Silveira (MDB), juntamente com a vereadora Rose Grings (Progressistas), presidente da Casa Legislativa.

Salusa vai convocar assembleia geral para votar encerramento de atividades

A Salusa Participações S/A encerrou seu ciclo. Depois de duas décadas apoiando o desenvolvimento dos pequenos negócios em São Luiz…

Municípios buscam soluções para agropecuária em congresso da Famurs

O agro gaúcho foi tema na quarta-feira (17/07) no congresso anual da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande…

AGSL MB busca vitória fora de casa contra o Soberano em meio a desfalques

A AGSL MB se prepara para enfrentar o Soberano neste sábado, 20, em busca de manter seu aproveitamento de 100%…