Gruta comemora 100 anos em 2026

  • 26 de maio de 2023
gruta

Memória

Em 12 de dezembro de 2026, a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes vai comemorar 100 anos

Legenda A fé cristã está presente na Gruta de N. S. de Lourdes. A cada semana, dezenas de ramalhetes de flores são depositados aos pés de Nossa Senhora. Ao longo da sua imagem, dezenas de placas revelam agradecimentos da população por graças alcançadas.

 

A Gruta de Nossa Senhora de Lourdes surgiu em momento que se tornou história no Brasil: a formação da Coluna Prestes, liderada pelo capitão Luiz Carlos Prestes. Oficial do Exército, comandava unidade militar federal em Santo Ângelo e dessa cidade se deslocou para São Luiz Gonzaga, comandando uma tropa de soldados, com o fim de formar reservas militares para atender divergência no comando militar do País.

Prestes instalou-se em São Luiz Gonzaga, onde recebeu muitas adesões para a Coluna Militar que comandava. O clima, na cidade, era de preocupação, face a possibilidade de ocorrer combates na área urbana de São Luiz Gonzaga.O vigário da Paróquia Católica recebeu um grupo de senhoras, representando as famílias locais, para sugerir que se fizessem orações especiais para que a cidade não fosse palco de guerra. Em troca, fariam campanha para construir uma Gruta nesta cidade, onde seria colocada imagem de Nossa Senhora. As orações foram feitas e Prestes, à frente da Coluna, seguiu em marcha para o centro do Brasil.

Com a partida da Coluna Prestes de São Luiz Gonzaga, foi realizada reunião dia 12 de dezembro de 1924, comandada pelo vigário da Paróquia, para se construir a Gruta. A campanha teve a adesão dos moradores da cidade, sendo a Gruta, com a imagem de Nossa Senhora de Lourdes, inaugurada dia 12 de dezembro de 1926. Nessa data a cidade poderá comemorar o centenário da implantação da Gruta de N. S. de Lourdes.

Um fato recente registrou uma agressão à imagem de Nossa Senhora, ocorrida por uma pessoa em estado de desequilíbrio mental. A recuperação da imagem foi feita pelo artista plástico Vinicius Ribeiro. Face essa ocorrência, a comunidade do bairro arrecadou recursos para implantar uma vitrina de proteção da imagem.

Que todos nós possamos estar em 12 de dezembro de 2026, nas comemorações do centenário da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes!

Entidades e empresas se mobilizam para promoção do Arroz Solidário

Estão em ritmo intenso os trabalhos de organização da primeira edição do Arroz Solidário. A programação ocorre no próximo dia…

Alunos do IERB criaram desenhos com mensagens de esperança aos atingidos pelas enchentes

Neste mês de maio, as professoras do Instituto Estadual Rui Barbosa, Gisele Silva De Oliveira Guedes e Viviane Siqueira Alves,…

Rock solidário nesta sexta-feira, no Atlanta

Nesta sexta-feira, 24 de maio, junto ao Atlanta Boliche Bar em São Luiz Gonzaga, será realizada a noite do Rock…