Hospital São Luiz Gonzaga completa 83 anos de história e desafios

  • 26 de março de 2024
5c2b323e-e73b-4a78-88ff-67b9a803c48f

O Hospital São Luiz Gonzaga abriu suas portas em 24 de março de 1941. Hoje, após oito décadas, é o único hospital do município de São Luiz Gonzaga, além de ser referência microrregional para mais 7 cidades (Bossoroca, Dezesseis de Novembro, Pirapó, Rolador, Roque Gonzales, São Nicolau, Santo Antônio das Missões), o que resulta no atendimento de serviços de saúde para aproximadamente setenta mil habitantes. A instituição conta com cerca de duzentos e quarenta funcionários, distribuídos entre Pronto Socorro de Urgência e Emergência, que funciona 24 horas, além dos setores de internações hospitalares e clínicas com diversas especialidades. O hospital oferece ainda serviços de imagem próprio com Raio X, Tomografia Computadorizada e Ultrassonografia.

Com o passar dos anos a entidade de saúde viu crescer a demanda pelos seus serviços, que ultrapassa quatro mil atendimentos mensais no Pronto Socorro e chega a quase 500 internações por mês. Mas a tão sonhada obra da década de 40, apesar de contar sempre com o apoio da comunidade e de diversas entidades, sofre com a ação do tempo e com a falta de recursos para melhorias e investimentos na sua estrutura física, e também, em novas tecnologias para melhorar e qualificar ainda mais os serviços oferecidos.

 

Além disso, a instituição ainda sente os abalos financeiros e emocionais provocados pela pandemia da Covid-19, que exigiu não apenas adaptações na estrutura física do hospital, mas também, remanejamento do quadro de funcionários, além de aporte financeiro para enfrentar um vírus novo e desconhecido.

Desafios que fazem parte do cotidiano de um hospital, assim como os nascimentos que acontecem na instituição, que trazem vida e alegria, como também, os momentos de tristeza, com as perdas. Fatos como tivemos recentemente, com a perda de um bebê, que causou comoção e indignação, mas que o hospital não se omite de investigar e tomar as devidas providências para apurar as responsabilidades. São desafios que só quem vive o dia a dia de trabalho de um hospital sabe que existem, mas que não desmerecem todas as conquistas e tudo que o HSLG representa para a comunidade de São Luiz Gonzaga e região, afinal são oitenta e três anos de uma trajetória de muitas conquistas, de trabalho da comunidade e de pessoas que acreditam no potencial da instituição, que carrega na sua bagagem a memória e as histórias de vida todos que por ele passam.

Por isso, com desafios e conquistas, não há como apagar tudo o que o Hospital São Luiz Gonzaga representa e que as próximas décadas sejam de prosperidade em benefício das comunidades local e regional.

 

Ascom HSLG | Agência Certa

Entidades e empresas se mobilizam para promoção do Arroz Solidário

Estão em ritmo intenso os trabalhos de organização da primeira edição do Arroz Solidário. A programação ocorre no próximo dia…

Alunos do IERB criaram desenhos com mensagens de esperança aos atingidos pelas enchentes

Neste mês de maio, as professoras do Instituto Estadual Rui Barbosa, Gisele Silva De Oliveira Guedes e Viviane Siqueira Alves,…

Rock solidário nesta sexta-feira, no Atlanta

Nesta sexta-feira, 24 de maio, junto ao Atlanta Boliche Bar em São Luiz Gonzaga, será realizada a noite do Rock…