IFFar: Comunidade tem até o dia 16 de junho para votar nos eixos temáticos que definirão os cursos técnicos do campus local

  • 6 de junho de 2024
IFFar

Na quarta-feira, 5 de junho, o Clube União Operária recebeu uma concorrida audiência pública para a apresentação e discussão dos eixos temáticos que nortearão o processo de escolha dos cursos técnicos que serão disponibilizados pelo campus de São Luiz Gonzaga do Instituto Federal Farroupilha a partir de 2025.

Contando com a presença da reitora do IFFar, Nídia Heringer, e de sua equipe da reitoria do Instituto de Santa Maria, a audiência contou com a participação do executivo e do legislativo municipais, do comitê pró-IFFar que trabalha diuturnamente na implantação do IFFar em São Luiz Gonzaga, além de estudantes das redes de ensino do município e entidades envolvidas no processo de implementação da unidade no município.

A reitora agradeceu, em seu pronunciamento, o empenho realizado pela comunidade desde o início do sonho de um Instituto Federal em São Luiz Gonzaga, destacando o trabalho do ministro Paulo Pimenta (PT) em apoio à demanda encaminhada por São Luiz Gonzaga e que culminou no anúncio no início deste ano da contemplação do município como uma das cinco cidades do Rio Grande do Sul a receber o IFFar.

O prefeito Sidney Brondani, o presidente da Câmara de Vereadores, Francisco Lourenço, o vice-prefeito Piti Werle, e a representante do Comitê e entusiasta da luta pelo IFFar, vereadora Ana Barros, agradeceram o empenho de todas as lideranças e do engajamento da comunidade que possibilitaram a contemplação de uma unidade do IFFar no município, o que providenciará o desenvolvimento educacional e, consequentemente, da economia local, com a profissionalização de estudantes aptos a ingressarem nas diversas áreas de atuação do mercado de trabalho, hoje carente de mão de obra especializada.

Em seguida, foram apresentados os quatro eixos, definidos pelo trabalho do Comitê Pró-IFFar, composto por representantes de entidades locais, que pesquisaram a demanda e apontaram os eixos norteadores que definirão os cursos técnicos a serem implementados a partir de 2025: “Informação e Comunicação”, “Controle e Processos Industriais”, “Infraestrutura” e “Ambiente e Saúde”. Cada eixo possui cursos relacionados à área, e, agora, caberá à população votar e definir dois dos quatro eixos para a escolha dos cursos da unidade local.

Como participar? – Até o dia 16 de junho, estará disponível no site da Prefeitura de São Luiz Gonzaga um formulário online para escolha dos eixos, bem como da coleta de informações da população regional que será beneficiada com o IFFar. Conforme a Reitora, a data limite de 16 de junho é importante para que o Comitê providencie, até o dia 30 de junho, o encaminhamento de toda a documentação para o Ministério da Educação, conforme estabelecido pelo próprio MEC.

“Agradeço a todos os integrantes do Comitê pelo trabalho realizado e reforçamos à comunidade para participar do processo de escolha dos eixos, para que, após essa fase, a reitoria dê início ao processo de remoção de docentes e concurso para os professores do campus de São Luiz Gonzaga já iniciar as atividades em 2025.

Escola Mamede retoma aulas nesta quinta. Outras três seguem paralisadas

A Secretaria Municipal de Educação e Esporte (Semede) informou que a Escola Municipal de Ensino Fundamental Cel. Manoel Mamede de…

Café de Cambona irá reunir doações para atingidos pelo temporal em São Luiz Gonzaga

Os eventos V Expo São Nicolau e XIV Café de Cambona, que ocorrerão entre 28 e 30 de junho em…

Sala do Empreendedor recebe informações de micro e pequenas empresas atingidas

Inserida no trabalho de apoio à recuperação do município após a tempestade ocorrida no final de semana, a Sala do…