Ijuí tem quase um quinto das mortes por dengue no Estado

  • 2 de junho de 2023
Aedes 1

O município de Ijuí, com pouco mais de 83 mil habitantes, concentra 17% das mortes por dengue no Rio Grande do Sul. Oito dos 43 óbitos decorrentes pela doença foram registrados na cidade com maior número de casos no Estado.

A morte mais recente por dengue no município foi no início dessa semana.A vítima foi um homem de 69 anos. Ele tinha comorbidades e o óbito ocorreu em 22 de maio. Só no mês passado, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h do município registrou 6,3 mil atendimentos, uma média de 262 consultas por dia. Desse total, 1,5 mil estavam relacionados a dengue.

O secretário de saúde de Ijuí, Márcio Strassburger, afirma que o município realiza ações de combate ao mosquito Aedes aegypti sistematicamente. “Vistoria, notificação, multa, mutirões de limpeza, mutirão de fiscalização. Final de semana, dia de semana, depois das 18h, aplicação de veneno. Diversas ações foram feitas para tentar barrar a evolução, contudo, tivemos esse revés na questão dos casos”’, afirma ele.

De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (SES), são 5,5 mil notificações, com 2,5 mil casos confirmados e 2,1 mil em investigação no município. A Prefeitura de Ijuí antecipa que está preparando uma campanha de conscientização para divulgar aos moradores do município no próximo ano. As ações contemplam medidas de prevenção à proliferação e circulação do mosquito transmissor da doença.

Entidades e empresas se mobilizam para promoção do Arroz Solidário

Estão em ritmo intenso os trabalhos de organização da primeira edição do Arroz Solidário. A programação ocorre no próximo dia…

Alunos do IERB criaram desenhos com mensagens de esperança aos atingidos pelas enchentes

Neste mês de maio, as professoras do Instituto Estadual Rui Barbosa, Gisele Silva De Oliveira Guedes e Viviane Siqueira Alves,…

Rock solidário nesta sexta-feira, no Atlanta

Nesta sexta-feira, 24 de maio, junto ao Atlanta Boliche Bar em São Luiz Gonzaga, será realizada a noite do Rock…