Imersão dos acadêmicos de Agronomia na Granja Ortiz

  • 15 de novembro de 2023
WhatsApp Image 2023-11-14 at 08.45.16

A turma ingressante em 2023 do curso de Agronomia da Uergs em São Luiz Gonzaga teve a oportunidade de convívio e aprendizado através de práticas de campos na Granja Ortiz, a qual realiza a produção leiteira utilizando um sistema integrado de produção, ou seja, com alimentação a pasto, silagem, feno, rações e concentrados.

Nas pastagens cultivadas dispõe de sistema de irrigação, através de pivô central, também se diferencia com um sistema integrado de lavoura-pecuária e floresta plantada dando um ambiente de conforto térmico e bem-estar animal, o que incrementa a produtividade do rebanho das 132 vacas em lactação. Estas observações vivenciadas pelos acadêmicos (as), da Agronomia da Uergs dão a dimensão que a profissão de Engenheiro Agrônomo (a) é bastante eclética e assim ao longo do curso os alunos vão sempre obtendo um conjunto de caminhos trabalhados na profissão capaz de seguir em uma excelência no aprendizado e ser bons naquilo que trabalharem.

A Família Ortiz sempre foi muita acolhedora a todas as turmas da agronomia as quais tem tido este momento de vivência e imersão das atividades desenvolvidas, também registramos o outro aspecto de sucesso do trabalho conjunto que a Granja Ortiz desenvolve, onde o casal Silvino e esposa, seus filhos, filhas, genros, noras e netos participam com alegria e motivação, dão o indicativo de que a sucessão familiar está muito bem encaminhada e garantida sua continuidade no negócio. O Prof. Eugenio Portela que ministra a Introdução a Agronomia comenta que boa acolhida que sempre o Curso recebe das famílias dos agricultores visitados com a turma dá o indicativo de como é importante para a região eminentemente agrícola o curso de Agronomia oferecido pela Universidade dos Gaúchos dando oportunidade aos jovens ter acesso ao ensino superior de qualidade.  Agradeço ao Marcos da Granja Ortiz pela organização e ao Prof. Getúlio da Escola Cruzeiro no apoio na logística com a turma.

(Por Professor Eugênio Portela)

Entidades e empresas se mobilizam para promoção do Arroz Solidário

Estão em ritmo intenso os trabalhos de organização da primeira edição do Arroz Solidário. A programação ocorre no próximo dia…

Alunos do IERB criaram desenhos com mensagens de esperança aos atingidos pelas enchentes

Neste mês de maio, as professoras do Instituto Estadual Rui Barbosa, Gisele Silva De Oliveira Guedes e Viviane Siqueira Alves,…

Rock solidário nesta sexta-feira, no Atlanta

Nesta sexta-feira, 24 de maio, junto ao Atlanta Boliche Bar em São Luiz Gonzaga, será realizada a noite do Rock…