Inauguração do Hospital de Caridade

  • 9 de setembro de 2023
Inauguração Hospital de Caridade de São Luiz Gonzaga RS

No início da década de 1940,

ocorreu a inauguração do Hospital de Caridade


A inauguração do Hospital de Caridade de São Luiz Gonzaga ocorreu no início da década de 1940 e foi resultado de campanha comunitária que teve início na década de 1930, tendo à frente a Prefeitura Municipal, que destinou recursos do Município, a que se somaram aos resultados financeiros das festas realizadas pela comunidade. É importante lembrar que a construção do prédio foi apenas uma parte do investimento feito pela população de São Luiz Gonzaga, porque foram adquiridos equipamentos, instrumentos e material cirúrgico, bem como o mobiliário que incluiu balcões, mesas e cadeiras de escritório, assim como camas, colchões e roupas de cama. Os investimentos incluíram a aquisição de aparelho de Raio-X, a instalação de laboratório de análises clinicas e farmácia e tudo o mais necessário ao bom funcionamento de um hospital. Lembramos que roupas de cama foram doadas pela Associação Damas de Caridade, entidade formada por senhoras aqui residentes e que se dedicava a obras sociais, de apoio a idosos e crianças em situação de risco.

O prédio tem mais de 80 anos e, como mostra a foto, mantém sua fachada original. A cobertura fotográfica da inauguração, revela que a rua em frente ao Hospital não tinha pavimentação e restos de material de construção estavam depositados em frente.

Nos dois últimos anos, o prédio do Hospital passa por melhoramentos gerais de renovação de sua estrutura, graças a recursos liberados pelo governo federal e iniciativas de uma entidade de mulheres que se dedicou à reformas gerais na área destinada a pacientes do SUS e obras gerais realizadas por empresa de engenharia vencedora de licitação pública.

Durante décadas o Hospital São Luiz Gonzaga (sua nova denominação) foi administrado por uma diretoria criada pela entidade que representou a comunidade como proprietária do estabelecimento. Atualmente, o hospital é administrado por uma diretora indicada pelo Município, face o estabelecimento estar submetido à intervenção administrativa, iniciativa considerada necessária para recuperar financeiramente o hospital.

Sabemos que uma comissão foi formada na comunidade, para levantar as necessidades do Hospital e que deve, brevemente, concluir seus trabalhos, com a entrega das conclusões dos trabalhos e a indicação de soluções para resolver as dificuldades financeiras que vinham sendo enfrentadas.

Entidades e empresas se mobilizam para promoção do Arroz Solidário

Estão em ritmo intenso os trabalhos de organização da primeira edição do Arroz Solidário. A programação ocorre no próximo dia…

Alunos do IERB criaram desenhos com mensagens de esperança aos atingidos pelas enchentes

Neste mês de maio, as professoras do Instituto Estadual Rui Barbosa, Gisele Silva De Oliveira Guedes e Viviane Siqueira Alves,…

Rock solidário nesta sexta-feira, no Atlanta

Nesta sexta-feira, 24 de maio, junto ao Atlanta Boliche Bar em São Luiz Gonzaga, será realizada a noite do Rock…