Instituto Federal Farroupilha: a confirmação de uma vitória para São Luiz Gonzaga

  • 15 de março de 2024
6de9f1d3-bbb2-4db4-a467-57067709368e

O dia 12 de março de 2024 já é histórico para São Luiz Gonzaga, consolidando uma luta que iniciou no ano passado e que mobilizou toda a comunidade são-luizense e regional pela implantação de um campus do Instituto Federal Farroupilha – IFFar no Município. Na manhã de terça-feira, 12, em ato no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou o anúncio de 100 novos campi do Instituto Federal no país, contemplando São Luiz Gonzaga dentre os municípios escolhidos.

A luta pelo Instituto – Em 27 de junho de 2023, a Câmara Municipal de São Luiz Gonzaga recebia uma grande audiência pública para discutir a possibilidade de implantação de uma unidade do IFFar no município, contando com a presença da reitora do Instituto no RS, Nídia Heringer, e dos deputados estaduais do PT Jeferson Fernandes e Valdeci Oliveira. A vereadora Ana Barros (PT), que recebera a informação do ministro da SECOM Paulo Pimenta de que o Governo Federal iria expandir as unidades dos institutos federas de educação, buscou o apoio de seus colegas vereadores e, na realização da audiência pública, iniciou-se uma grande mobilização regional, onde a comunidade disse “SIM” para o IFFar. Em seguida, foi montado um comitê pró-IFFar, que trabalharia nas questões técnicas e burocráticas para credenciar São Luiz a receber uma unidade.

Dentre os requisitos, era necessário contar com um espaço destinado a receber o Instituto, sendo o prédio onde está sediado o INSS escolhido para este objetivo. A partir daí, a Prefeitura Municipal, através de sua equipe de engenheiros, idealizou os projetos técnicos para viabilizar a implantação. Da mesma forma, a Câmara Municipal, juntamente com o Executivo, realizou viagens a Brasília para tratar diretamente com o ministro da Previdência e Seguridade Social, Carlos Lupi, em audiência intermediada pelo deputado estadual Eduardo Loureiro (PDT). Lupi, sensibilizado com a causa são-luizense, acenou positivamente para a cedência de parte do prédio do INSS para receber o IFFar.

Em janeiro deste ano, próximo da conclusão dos trabalhos de referenciação do projeto do IFFar no município, uma comitiva da Câmara Municipal e do Executivo Municipal participou de audiência na Reitoria do IFFar em Santa Maria, onde os vereadores conversaram com a reitora Nídia Heringer. Na ocasião, a gestora confirmou o modelo de campus que São Luiz deveria cadastrar para ter a possibilidade de se encaixar nos requisitos.

Na semana passada, os vereadores Ana Barros, João Iuri (PSD) e Francisco Lourenço (PDT), estiveram em Brasília para definir as últimas articulações políticas junto aos ministérios da Educação, Previdência Social e SECOM para credenciar, definitivamente, São Luiz como contemplado com um campus do IFFar.

Grande anúncio – Na manhã de terça-feira, 12, no ato em Brasília, estiveram presentes o prefeito Sidney Brondani e a vereadora Ana Barros. O campus que São Luiz Gonzaga foi contemplado terá capacidade para 800 alunos, 40 professores e 26 técnicos. A definição dos cursos a serem ofertados ocorrerá após estudo de realidade regional que será feita pelo IFFar nos próximos meses.

Salusa vai convocar assembleia geral para votar encerramento de atividades

A Salusa Participações S/A encerrou seu ciclo. Depois de duas décadas apoiando o desenvolvimento dos pequenos negócios em São Luiz…

Municípios buscam soluções para agropecuária em congresso da Famurs

O agro gaúcho foi tema na quarta-feira (17/07) no congresso anual da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande…

AGSL MB busca vitória fora de casa contra o Soberano em meio a desfalques

A AGSL MB se prepara para enfrentar o Soberano neste sábado, 20, em busca de manter seu aproveitamento de 100%…