Instituto Federal Farroupilha: a confirmação de uma vitória para São Luiz Gonzaga

  • 15 de março de 2024
6de9f1d3-bbb2-4db4-a467-57067709368e

O dia 12 de março de 2024 já é histórico para São Luiz Gonzaga, consolidando uma luta que iniciou no ano passado e que mobilizou toda a comunidade são-luizense e regional pela implantação de um campus do Instituto Federal Farroupilha – IFFar no Município. Na manhã de terça-feira, 12, em ato no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou o anúncio de 100 novos campi do Instituto Federal no país, contemplando São Luiz Gonzaga dentre os municípios escolhidos.

A luta pelo Instituto – Em 27 de junho de 2023, a Câmara Municipal de São Luiz Gonzaga recebia uma grande audiência pública para discutir a possibilidade de implantação de uma unidade do IFFar no município, contando com a presença da reitora do Instituto no RS, Nídia Heringer, e dos deputados estaduais do PT Jeferson Fernandes e Valdeci Oliveira. A vereadora Ana Barros (PT), que recebera a informação do ministro da SECOM Paulo Pimenta de que o Governo Federal iria expandir as unidades dos institutos federas de educação, buscou o apoio de seus colegas vereadores e, na realização da audiência pública, iniciou-se uma grande mobilização regional, onde a comunidade disse “SIM” para o IFFar. Em seguida, foi montado um comitê pró-IFFar, que trabalharia nas questões técnicas e burocráticas para credenciar São Luiz a receber uma unidade.

Dentre os requisitos, era necessário contar com um espaço destinado a receber o Instituto, sendo o prédio onde está sediado o INSS escolhido para este objetivo. A partir daí, a Prefeitura Municipal, através de sua equipe de engenheiros, idealizou os projetos técnicos para viabilizar a implantação. Da mesma forma, a Câmara Municipal, juntamente com o Executivo, realizou viagens a Brasília para tratar diretamente com o ministro da Previdência e Seguridade Social, Carlos Lupi, em audiência intermediada pelo deputado estadual Eduardo Loureiro (PDT). Lupi, sensibilizado com a causa são-luizense, acenou positivamente para a cedência de parte do prédio do INSS para receber o IFFar.

Em janeiro deste ano, próximo da conclusão dos trabalhos de referenciação do projeto do IFFar no município, uma comitiva da Câmara Municipal e do Executivo Municipal participou de audiência na Reitoria do IFFar em Santa Maria, onde os vereadores conversaram com a reitora Nídia Heringer. Na ocasião, a gestora confirmou o modelo de campus que São Luiz deveria cadastrar para ter a possibilidade de se encaixar nos requisitos.

Na semana passada, os vereadores Ana Barros, João Iuri (PSD) e Francisco Lourenço (PDT), estiveram em Brasília para definir as últimas articulações políticas junto aos ministérios da Educação, Previdência Social e SECOM para credenciar, definitivamente, São Luiz como contemplado com um campus do IFFar.

Grande anúncio – Na manhã de terça-feira, 12, no ato em Brasília, estiveram presentes o prefeito Sidney Brondani e a vereadora Ana Barros. O campus que São Luiz Gonzaga foi contemplado terá capacidade para 800 alunos, 40 professores e 26 técnicos. A definição dos cursos a serem ofertados ocorrerá após estudo de realidade regional que será feita pelo IFFar nos próximos meses.

Edição inédita do programa Corsan Negocia incentiva regularização de clientes inativos

Agentes da Corsan irão visitar, a partir da próxima segunda-feira, 3, os imóveis que estão com matrículas inativas ou suspensas…

Emissão de carteira de identidade é retomada em São Luiz Gonzaga

Voltou a funcionar na terça-feira, dia 28, o serviço de emissão de carteira de identidade no posto de identificação do…

Município adquire 50 toneladas de asfalto para recuperar ruas

A Secretaria de Obras de São Luiz Gonzaga aguarda apenas o tempo firmar para iniciar uma nova operação de recuperação…