O Regimento Dragões do Rio Grande é presença centenária em São Luiz Gonzaga

  • 11 de agosto de 2023
memoria y

O Regimento Dragões do Rio Grande é destacada personagem do Brasil e especialmente do Rio Grande do Sul, porque foi um dos construtores das fronteiras brasileiras do nosso Estado. Era um tempo de conquistas territoriais e de demarcação de fronteiras através de acordos entre países, mas que precisavam ser asseguradas com a vigilância de forças militares regulares. O Regimento Dragões do Rio Grande exerceu esse papel e foi além, porque se fez presente em vários momentos de afirmação dos nossos limites territoriais e na busca da paz ao intervir em conflitos internos que eram próprios de tempos de conquistas a “ferro e fogo”. Na paz e na solução de conflitos, o Regimento Dragões do Rio Grande marcou sua trajetória com a realização de feitos marcantes em favor do Brasil e da convivência pacífica com a América Latina.

A trajetória do nosso regimento foi exigente em suas missões e vitoriosa em todas elas. Teve várias denominações e esteve instalado em diversas regiões e cidades, até ser destinado a São Luiz Gonzaga, no alvorecer do século passado. Está aqui há mais de 100 anos e é figura marcante da nossa fisionomia, porque é parte importante da constituição desta comunidade.

A foto que acompanha este registro, foi cedida pelo Instituto Histórico e Geográfico, mostrando parcialmente um dos pavilhões de sua estrutura física, tendo à frente o seu efetivo humano. Na década de 1920, o cap. Luiz Carlos Prestes instalou-se no regimento, para formar a coluna que percorreu o Brasil. Um sinal desse evento ficou marcado na placa que marca a inauguração da sede do regimento. Quem olhar a placa de perto, verá que o nome do ministro da Guerra está apagado. E o motivo eram divergências entre líderes militares, fato marcante na história militar do Brasil.

O atual comandante do Regimento Dragões do Rio Grande é o Ten. Cel. Diego Morais Duarte, o primeiro são-luizense a comandar essa unidade militar.

Entidades e empresas se mobilizam para promoção do Arroz Solidário

Estão em ritmo intenso os trabalhos de organização da primeira edição do Arroz Solidário. A programação ocorre no próximo dia…

Alunos do IERB criaram desenhos com mensagens de esperança aos atingidos pelas enchentes

Neste mês de maio, as professoras do Instituto Estadual Rui Barbosa, Gisele Silva De Oliveira Guedes e Viviane Siqueira Alves,…

Rock solidário nesta sexta-feira, no Atlanta

Nesta sexta-feira, 24 de maio, junto ao Atlanta Boliche Bar em São Luiz Gonzaga, será realizada a noite do Rock…