São Luiz Gonzaga comemora o centenário do Banco da Província

  • 16 de setembro de 2023
Memória

Banco da Província está entre os três estabelecimentos bancários que estavam presentes em São Luiz Gonzaga nas décadas de 1930, 1940 e 1950. Junto com o Província, estavam instalados com agências nesta cidade o Banco do Comércio, instalado em prédio próprio na Rua Salvador Pinheiro Machado, em frente a atual sede do Tabelionato, e o Banco do Estado do Rio Grande do Sul, na mesma esquina onde está instalado atualmente, na Avenida Senador Pinheiro, mas em outro prédio então existente nesse local. No final da década de 1950, o presidente Juscelino Kubitschek visitou São Luiz Gonzaga para inaugurar a linha férrea desta cidade a Cerro Largo e nessa ocasião recebeu um memorial assinado por empresários e produtores rurais para a criação de agência do Banco do Brasil nesta cidade. No início da década de 1960 a agência foi aberta, em prédio existente em frente ao antigo Supermercado Perim, atualmente da Coopatrigo, na Avenida Senador Pinheiro.

O prédio construído pelo Banco da Provincia continua no seu formato original e até a pintura externa é mantida pelos atuais proprietários. No andar térreo funciona uma farmácia no local onde estava instalada a agência bancária e no andar superior, que era a residência do gerente, hoje é a sede de uma barbearia e salão de beleza, bem como a residência do proprietário.

Da esquerda para a direita, aparecem nessa foto os seguintes são-luizenses, participantes de um coquetel oferecido a clientes do banco: Jaci Fabrício, Francisco Amaral, Atilio Lena Berni (produtor rural e vice-prefeito do cel. Justino Marque de Oliveira), Odil Martins (comerciante e vice-prefeito no mandato do prefeito Olinto M.Bressan), José Vitorino Goi, Plinio Moreira e Alvim Oesterreich.

Entidades e empresas se mobilizam para promoção do Arroz Solidário

Estão em ritmo intenso os trabalhos de organização da primeira edição do Arroz Solidário. A programação ocorre no próximo dia…

Alunos do IERB criaram desenhos com mensagens de esperança aos atingidos pelas enchentes

Neste mês de maio, as professoras do Instituto Estadual Rui Barbosa, Gisele Silva De Oliveira Guedes e Viviane Siqueira Alves,…

Rock solidário nesta sexta-feira, no Atlanta

Nesta sexta-feira, 24 de maio, junto ao Atlanta Boliche Bar em São Luiz Gonzaga, será realizada a noite do Rock…