Francisco Cuozzo fez nome como o “Chico Verdureiro” de São Luiz Gonzaga

  • 25 de setembro de 2023
Francisco Cuozzo - Chico Verdureiro

Já se passaram muitas décadas, mas a história de Francisco Cuozzo, o “Chico Verdureiro”, deve ser revista. A propriedade onde produzia verduras, frutas e uma série de produtos alimentícios ficava localizada na Rua General Portinho, uma quadra abaixo do Hospital São Luiz Gonzaga. Era um quarteirão inteiro, onde não faltava água corrente, produzida em vertentes generosas, muita arborização e canteiros com diversas espécies de verduras e produtos de horta. Francisco Cuozzo, o “Chico Verdureiro” como era chamado pela população de São Luiz Gonzaga, dedicava-se ao seu negócio com o apoio e a participação da família. Atendia os fregueses com prazer e alegria, porque oferecia produtos frescos e de qualidade. Tinha de tudo, inclusive frutas.

As donas de casa iam pessoalmente fazer suas compras e o ritual era sempre o mesmo: o “Chico Verdureiro” acompanhava as freguesas pelos caminhos que permitiam chegar a todos os pontos do quarteirão. Conforme caminhava, ia informando os produtos que estavam no ponto de serem apanhados. E assim eram feitas as compras, que muitas vezes eram resultados de uma caminhada de meia-hora.

O negócio foi se tornando inviável, quando os filhos foram formando suas famílias, assumiram profissões e até mudaram de cidade. A velhice também alcançou Francisco Cuozzo, que determinou a sua aposentadoria. Mas permaneceu no quarteirão, onde tinha a sua casa.

Hoje o quarteirão tem uma rua que dividiu o terreno em duas partes, o que determinou a venda de muitos lotes de terrenos, onde foram construídas casas de moradia.

Francisco Cuozzo foi um exemplo de dedicação ao trabalho e chefe de família exemplar. Membros da família ainda residem em São Luiz Gonzaga.

Entidades e empresas se mobilizam para promoção do Arroz Solidário

Estão em ritmo intenso os trabalhos de organização da primeira edição do Arroz Solidário. A programação ocorre no próximo dia…

Alunos do IERB criaram desenhos com mensagens de esperança aos atingidos pelas enchentes

Neste mês de maio, as professoras do Instituto Estadual Rui Barbosa, Gisele Silva De Oliveira Guedes e Viviane Siqueira Alves,…

Rock solidário nesta sexta-feira, no Atlanta

Nesta sexta-feira, 24 de maio, junto ao Atlanta Boliche Bar em São Luiz Gonzaga, será realizada a noite do Rock…