São Luiz Gonzaga viveu momento de delírio com a neve em 20 de agosto de 1965

  • 29 de setembro de 2023
memoria 29

O dia 20 de agosto de 1965 em São Luiz Gonzaga amanheceu sem sol, indicando possibilidade de chuva. Em pleno inverno, a temperatura se apresentava agradável. Às 9h30min, a população já estava em atividade, ocupando seus lugares nos escritórios, nas lojas comerciais, nas oficinas e indústrias, nas escolas e no serviço público. O dia, cinzento, era próprio da estação, portanto, fisionomia bem conhecida por todos. Mas, de repente, quem andava pela rua ou quem estava em casa e espichou o olhar para fora, notou algo diferente. O que inicialmente parecia o início de uma chuva, na verdade eram flocos brancos que enfeitavam a cidade. Quem estava andando pela cidade percebeu logo o que caía do céu. Seria neve, que os moradores de nossa cidade ainda não conheciam? Pois era mesmo! Quem estava em casa, logo alcançou a rua e se permitiu receber, com alegria, a neve, que cobria sua cabeça, os braços, o corpo.

De repente, todos deixaram o que estavam fazendo e foram às ruas, para receber a neve. Adultos e crianças se somaram na alegria, nas brincadeiras, jogando neve uns nos outros e até fazendo bonecos. Alegria pura!

A neve deslumbrou a cidade das 9h30min às 11h30min. Foi um momento da mais pura alegria por conhecer a neve e recolher daquela manifestação da natureza, o que tinha de belo e integrador.

Antes, tivemos nevada em São Luiz Gonzaga no início da década de 1940. Como em 1965, a Praça da Matriz ficou coberta pela neve, para ser cenário de centenas de fotos ainda presentes nos alguns de fotografias das famílias locais.

É possível dizer que a neve promoveu um momento da mais pura alegria e felicidade aos moradores desta cidade.

Entidades e empresas se mobilizam para promoção do Arroz Solidário

Estão em ritmo intenso os trabalhos de organização da primeira edição do Arroz Solidário. A programação ocorre no próximo dia…

Alunos do IERB criaram desenhos com mensagens de esperança aos atingidos pelas enchentes

Neste mês de maio, as professoras do Instituto Estadual Rui Barbosa, Gisele Silva De Oliveira Guedes e Viviane Siqueira Alves,…

Rock solidário nesta sexta-feira, no Atlanta

Nesta sexta-feira, 24 de maio, junto ao Atlanta Boliche Bar em São Luiz Gonzaga, será realizada a noite do Rock…