Milei vence eleições e direita volta ao comando da Argentina

  • 20 de novembro de 2023
unnamed
(Imagem: Marcos Brindicci | Getty Images)
“O primeiro presidente libertário da história do mundo”. Javier Milei é o mais novo presidente da Argentina, colocando a direita no comando da segunda maior economia da América Latina de novo.
  • Milei derrotou Sergio Massa no 2º turno, por 56% a 44%, o atual ministro da Economia e candidato apoiado pelo governo, que venceu 4 das últimas 5 eleições por lá.
De virada. No 1º turno, Massa teve 36% dos votos, contra 30% do Milei. O ponto-chave parece ter sido o apoio a Milei de Patricia Bullrich, de centro-direita, que tinha ficado em 3º lugar com 24%.

Mas afinal… Quem é Javier Milei? 🇦🇷

Com 53 anos, o deputado de Buenos Aires é economista e se descreve como anarcocapitalista e libertário. Ele baseou sua campanha no apelo por uma renovação política na Argentina — “vou limpar a casta parasita do país”.
Algumas das principais promessas dele são fechar o Banco Central e dolarizar a economiacortar gastos públicosaumentar privatizaçõesfacilitar o porte de armas e reforma trabalhista.
No discurso de vitória, o futuro presidente bateu na tecla de que fará um governo que honra os compromissos, respeita a propriedade privada e o comércio livre. Aprofunde aqui.

Quais os desafios daqui pra frente? 🔜

Milei vai assumir o país no meio da pior crise econômica em décadas, com 2/5 da população na pobreza, uma forte desvalorização cambial (1 dólar = 1.000 pesos), taxa de juros a 133% e inflação passando dos 140% ao ano.
Não deve ser tão simples governar… O novo presidente vai precisar lidar com um Congresso que a maioria é da oposição — partido de Massa.

E a relação com o Brasil? 🇧🇷

Not the best, hermanito. Milei já chamou Lula de “comunista” e “corrupto”, e disse que não vai se encontrar com o presidente BR. Ele também já criticou o Mercosul e o BRICS.
Depois do resultado, Lula desejou “sorte ao novo governo”, sem citar o nome de Milei. O Itamaraty já está buscando amenizar a situação… Pense que o comércio entre BR e ARG beira os US$ 30 bi/ano. Importa e muito…

Entidades e empresas se mobilizam para promoção do Arroz Solidário

Estão em ritmo intenso os trabalhos de organização da primeira edição do Arroz Solidário. A programação ocorre no próximo dia…

Alunos do IERB criaram desenhos com mensagens de esperança aos atingidos pelas enchentes

Neste mês de maio, as professoras do Instituto Estadual Rui Barbosa, Gisele Silva De Oliveira Guedes e Viviane Siqueira Alves,…

Rock solidário nesta sexta-feira, no Atlanta

Nesta sexta-feira, 24 de maio, junto ao Atlanta Boliche Bar em São Luiz Gonzaga, será realizada a noite do Rock…