Mobilização busca solução para ocupação do horto florestal

  • 30 de junho de 2023
Protesto Moradores Loureiro 1

Uma nova reunião, envolvendo o Judiciário e com representantes das famílias ocupantes de área do horto florestal do Bairro Loureiro, Prefeitura, Câmara de Vereadores, Defensoria Pública e Ministério Público, é o próximo passo em busca da solução para famílias alvos de uma ordem de despejo determinada pela Justiça. A definição ocorreu na quarta-feira, após manifestação envolvendo cerca de 70 pessoas que começou na Câmara de Vereadores, teve encontro com o prefeito Sidney Boldrani e terminou em reunião na sede da Defensoria Pública.

Em ação judicial de reintegração de posse movida pelo Município de São Luiz Gonzaga, foi deferida liminar contra 25 famílias estabelecidas no local, que teriam 60 dias para sair da ocupação. Essa decisão motivou a manifestação ocorrida na manhã de quarta-feira, que teve o acompanhamento dos vereadores Ana Barros e José Luiz Terra Vieira, que colocaram o Legislativo Municipal como parceiro na busca da melhor solução para a questão. Já o prefeito Boldrani destacou que a Administração Municipal também é parceira dos moradores, mas que também é preciso se alocar as famílias em uma área menor do mesmo horto, devidamente regularizada e com possibilidade de reflorestamento, diferente da realidade atual daquelas famílias.

Após a reunião, a Defensoria Pública assumiu o compromisso de buscar audiência no Judiciário a fim de possibilitar um acordo que resulte o recadastramento das famílias hoje ocupantes do horto florestal, a fim de definir quais que realmente ficarão lá e os novos lotes onde elas poderão ser estabelecidas e também de buscar a suspensão da decisão que determina a desocupação da área até o encontro com representantes da Justiça para se tratar do assunto.

Entidades e empresas se mobilizam para promoção do Arroz Solidário

Estão em ritmo intenso os trabalhos de organização da primeira edição do Arroz Solidário. A programação ocorre no próximo dia…

Alunos do IERB criaram desenhos com mensagens de esperança aos atingidos pelas enchentes

Neste mês de maio, as professoras do Instituto Estadual Rui Barbosa, Gisele Silva De Oliveira Guedes e Viviane Siqueira Alves,…

Rock solidário nesta sexta-feira, no Atlanta

Nesta sexta-feira, 24 de maio, junto ao Atlanta Boliche Bar em São Luiz Gonzaga, será realizada a noite do Rock…