MOMENTO CRÍTICO

  • 26 de maio de 2023

Destaques

MOMENTO CRÍTICO – O presidente Lula enfrenta momento de muitas dificuldades. No Congresso Nacional, a Oposição e o Centrão articulam derrotar as medidas provisórias que sustentam o modelo administrativo do novo governo, o que inclui o ministério, que então voltaria ao modelo vigente no governo anterior, entre outras consequências.  As MPs, se não forem votadas ainda neste mês, devem caducar na virada para o mês de junho.

Em outra frente, o Ibama emitiu parecer contrário à perfuração de poço para busca de petróleo na foz do Rio Amazonas. O presidente Lula é simpático a essa ação da Petrobras e, se decidir pela perfuração do poço, terá que demitir o presidente do Ibama, que decidiu rejeitando essa proposta da Petrobras. O Ibama está na esfera do Ministério do Meio Ambiente, que tem como titular Marina Silva, que deixará o cargo junto com o presidente do Ibama, caso Lula autorize a perfuração do poço. Isso ocorrendo, se cria um caso de repercussão internacional que pode comprometer o programa ambiental do governo brasileiro.

Tem ainda a repercussão do desencontro de Lula com Zelenski, presidente da Ucrânia, na reunião do G-7 no Japão. Lula demorou para formalizar um pedido de encontro com o mandatário ucraniano e passou um momento de constrangimento, quando chefes de Estado, reunidos em uma sala onde a conferência do G7 foi instalada, perceberam a chegada de Zelenski. Todos levantaram para acolher o presidente ucraniano, com exceção de Lula, que permaneceu sentado, com os olhos voltados à leitura de um documento que tinha em suas mãos. Depois disso, segundo a imprensa nacional e internacional, tanto Lula como Zelenski, teriam marcado audiências para um encontro, que acabou não acontecendo.

Panambi – Foram muito proveitosas as palestras do prefeito de Panambi, Daniel Hinnah e da presidente da Instituto Agregar, Patrícia Garcia, realizadas no salão de atos da ACI, este mês, com a presença do prefeito Sidney Brondani e do vice-prefeito José Antônio Flach Werle, empresários e alunos do curso de Administração da URI-SLG. A iniciativa do convite aos palestrantes foi da ACI e da URI-SLG.

Jerusalém – A prof. Dinara Bortoli Tomasi está arrumando as malas para viagem internacional. Seu destino é Jerusalém.

Universidades – Pesquisa revela as 59 universidades brasileiras de maior prestígio internacional. Cinco gaúchas estão na lista: 4º lugar: UFRGS; 19º lugar: UFPEL; 25º lugar: UFSM; 39º lugar: PUC-RS; e 45º lugar: FURG.

RITA LEE – Interprete e letrista, Rita Lee é reconhecida pela sua atuação no mundo do rock, o ritmo que empolgou a juventude desde meados do século passado. Sua contribuição é maior do que se imaginava e se tornou visível através do que se publicou em torno de sua carreira, ao ser conhecido o seu falecimento. Além de sua vasta obra artística, deixou 400 páginas de tuítes nunca publicados e uma série de letras inéditas. A irreverência foi a marca de sua trajetória.

Arroz – Já está em testes a nova estrutura industrial da Coopatrigo para o beneficiamento do arroz. A informação é do gerente da área, Paulo Aquino. Todo o mês de junho será destinado ao ajustamento definitivo do equipamento, em operações experimentais. Em julho será inaugurado e colocado em serviço para operar em até três turnos diários, se for necessário, com capacidade de beneficiamento que dobra o volume possível com o equipamento anterior. Essa estrutura permitirá à Coopatrigo aumentar a área de comercialização do arroz no País e no exterior. A colheita do arroz desta safra já foi encerrada e, nesta região, a redução no resultado foi de 25%, em função da questão climática. No Estado, as perdas foram menores, em torno de 7% a 8%. Aquino informou que já está buscando novas fontes para o fornecimento de arroz em casca, a fim de garantir o atendimento de seu mercado atual, que deverá aumentar gradativamente nos próximos anos, em função da nova capacidade de produção.

Nunca é tarde – Sonho de dar um novo rumo às suas vidas fez 1,2 milhão de brasileiros com mais de 40 anos disputar vagas nas universidades, para obter formação superior. Esse número cresceu 98,84% em 12 anos.

Calçadas – Temos informação de que o levantamento do piso das calçadas na cidade, para ficar no nível das portas de acesso às lojas, é uma irregularidade. Essa alteração na regra não está prevista na legislação municipal. Se uma ação da fiscalização municipal não agir, esse problema será cada vez maior. Não se vê isso nas outras cidades.

Entidades e empresas se mobilizam para promoção do Arroz Solidário

Estão em ritmo intenso os trabalhos de organização da primeira edição do Arroz Solidário. A programação ocorre no próximo dia…

Alunos do IERB criaram desenhos com mensagens de esperança aos atingidos pelas enchentes

Neste mês de maio, as professoras do Instituto Estadual Rui Barbosa, Gisele Silva De Oliveira Guedes e Viviane Siqueira Alves,…

Rock solidário nesta sexta-feira, no Atlanta

Nesta sexta-feira, 24 de maio, junto ao Atlanta Boliche Bar em São Luiz Gonzaga, será realizada a noite do Rock…