Noeli Schnorrenberger é a patronesse da 46ª Feira do Livro de São Luiz Gonzaga

  • 8 de novembro de 2023
Convite foi realizado na terça-feira (7)

Uma das feiras do livro mais antigas do Estado, a 46ª Feira do Livro de São Luiz Gonzaga ocorrerá de 30 de novembro a 3 de dezembro, na Praça da Matriz. O evento integrará a programação do Natal Luz das Missões 2023 e contará com diversas atrações, coordenadas pela Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (SEMTC).

Na terça-feira (7), a secretária de Turismo e Cultura, Luiza Caterine Santos Panegalli, e o presidente do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), Carlos Sidnei Ferreira, realizaram o convite oficial para a professora Noeli Schnorrenberger ser a patronesse da 46ª Feira do Livro. “Com imensa alegria, visitamos a escritora, poetisa e professora Noeli Schnorrenberger, oportunidade em que entregamos o convite para ser a patronesse da 46ª Feira do Livro, convite ao qual ela, emocionada, aceitou. A sugestão do nome da escritora partiu das entidades literárias do município, em recente reunião. Agradecemos a professora Noeli por nos conceder essa honra de tê-la como patronesse da nossa amada feira!”, ressaltou a secretária Luiza Caterine.

A Patronesse – Noeli Schnorrenberger é professora aposentada, pedagoga, escritora, poetisa, palestrante e pesquisadora de temas como feminismo, meio ambiente, cultura e realidade indígena. Nascida no município de Cerro Largo, é filha de Ancelmo Limberger (in memoriam) e Olívia Hedviges Limberger. Noeli é casada com o também professor Décio Schnorrenbeger, sendo pais de Rochele Schnorrenberger (a qual atua como odontóloga em São Luiz Gonzaga) e avós de Isabella.

Em 2018, foi agraciada com o Diploma Paulo Freire, entregue pela Câmara de Vereadores de São Luiz Gonzaga. Noeli integra o Coletivo Universo Feminino (de São Luiz Gonzaga); a Associação São-Luizense de Autores (ASAS); e participa do Acampamento da Poesia de Entre-Ijuís.

A escritora já publicou as obras História e Vida Tupi-Guarani (Editora Curt Nimuendajú, de São Paulo); Flor do Campo (Editora Alcance, de Porto Alegre), e Roda de Fogo: Entre Dois Mundos (Editora Metrics, de Santo Ângelo). Noeli também participou de diversas obras, como a Seleta de Versos e Prosa (ASAS, São Luiz Gonzaga); Série Amigos (Editora Borck, São Luiz Gonzaga); Talento (Academia Santo-Angelense de Letras); Afluências: Acampamento da Poesia de Entre-Ijuís; Imortais (Academia de Letras do Brasil, Porto Alegre); Agenda Poética (Casa do Poeta de São Luiz Gonzaga); Universo Feminino: dicionário poético; entre outras.

Programação – Interessados em participar da programação de lançamentos literários da 46ª Feira do Livro, devem procurar a Secretaria de Turismo e Cultura, localizada no Centro Esportivo Cícero Cavalheiro, no antigo Museu Arqueológico. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 11h30min e das 13h30min às 16 horas. Também é possível contatar a pasta por meio do e-mail turismosaoluizgonzaga@gmail.com.

(Pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga)

Entidades e empresas se mobilizam para promoção do Arroz Solidário

Estão em ritmo intenso os trabalhos de organização da primeira edição do Arroz Solidário. A programação ocorre no próximo dia…

Alunos do IERB criaram desenhos com mensagens de esperança aos atingidos pelas enchentes

Neste mês de maio, as professoras do Instituto Estadual Rui Barbosa, Gisele Silva De Oliveira Guedes e Viviane Siqueira Alves,…

Rock solidário nesta sexta-feira, no Atlanta

Nesta sexta-feira, 24 de maio, junto ao Atlanta Boliche Bar em São Luiz Gonzaga, será realizada a noite do Rock…