Notícias da Região

  • 13 de outubro de 2023

Cerro Largo


Oktoberfest Missões

com muita alegria até domingo

A cidade de Cerro Largo vive um clima de muita festa e alegria com a realização da Oktoberfest Missões, evento que teve início na terça, 10, e se encerra no próximo domingo, 15 de outubro.

Nesta sexta-feira, César Oliveira & Rogério Melo animam o público a partir das 21h45min, no Palco Alternativo. Já às 23h, no Palco Principal, terá início o tradicional Baile do Chopp da Oktober, animado pelos conjuntos Super Banda Real, de Petrópolis, e Indústria Musical.

No sábado, será realizado o Jogo do Barril, às 11h, com Sandro Sotilli e Chico Vendedor Raiz. A animação neste dia ficará a cargo de Yuri Rodrigues, Banda Expresso e Velho Roque, e, para fechar a noite, o tradicional Baile do Chopp às 21h30min com Rogério Magrão & Banda, Brilha Som e Banda Expresso.

Já no domingo ocorrerá o baile da Terceira Idade com a banda Cia. Do Bailão, show de humor com Herta e Chiquito & Bordoneio pela tarde. O show de encerramento da Oktoberfest Missões será às 20h45min, no Pavilhão Central, com Choppão Super Banda.

Crédito: Divulgação

 

Bossoroca


Realizada a 25ª edição

do Bebê Saúde 2023

A Secretaria Municipal de Saúde de Bossoroca realizou na tarde de terça-feira, 11, no Clube 3 de Julho, a 25ª edição do Bebê Saúde 2023, o qual visa incentivar sobre a importância do aleitamento materno exclusivo até o 6º mês de vida do bebê, garantindo às crianças um desenvolvimento saudável.

O evento contou com 13 bebês inscritos, sendo que todos com idade de 0 a 6 meses incompletos. A Secretaria Municipal de Saúde agradece a todas as mamães que trouxeram seus filhos para participar dessa linda festa e a todos que se fizeram presentes.

Foi agraciado com o título de “Bebê Saúde 2023” o bebê Pedro Henrique Santos Perini, do ESF 3. O 2º lugar ficou para o bebê Otávio Volmer Mueler, também do ESF3, e, o 3º lugar, para o bebê Inácio Kersch Sulimam, do ESF 2.

A Prefeitura parabeniza toda a equipe, em especial aos agentes comunitários de saúde que incentivam para o cuidado no desenvolvimento saudável desses bebês, desde o pré-natal, pesagem e vacinação, dando ênfase ao aleitamento materno até o 6º mês de vida.

Crédito: Divulgação

 

São Nicolau


O cantor e compositor são-nicolauense Luis Carlos da Silva, popular “Bidinho”, lançou o clipe oficial de sua música “Língua de Trapo” no dia 12 de setembro, há cerca de um mês, com 4 minutos e 25 segundos, utilizando os atrativos turísticos de São Nicolau e automaticamente promovendo as belezas da Primeira Querência. O clipe contou com a participação do grupo juvenil “Liberdade”, do CTG Primeira Querência do Rio Grande, que enriqueceu ainda mais o cenário.

Bidinho tem sua carreira musical desde o ano de 1989, tendo feito parte dos grupos Orelhanos, 7 Povos, e Wilceu Pause e Banda – em que participou do DVD em 2013, gravado no município de Teutônia, com participação de Teodoro e Sampaio, Marcelo Teodoro e Edson Dutra (Serranos).

No clipe, o teatro que faz a narrativa da “Língua de Trapo”, teve a presença da empresa Planeja, que encenou uma senhora, especulando a vida alheia bem como diz na letra da música. Já a dança coreografada foi feita pelo instrutor Maicon Bastos, com o grupo juvenil “Liberdade”.

Bidinho, ao andar na cidade, chama a atenção do modelo do carro Veraneio, passando por alguns pontos de referência turística na cidade para seu clipe, como a Sala de Exposições “Fragmento de uma Civilização”, Casa de Pedra, Praça Roque Gonzales e os Remanescentes Históricos, resgatando e valorizando assim a cultura e os costumes antigos que hoje marcam a história do Rio Grande do Sul e em especial, São Nicolau, sua terra natal.

 

Roque Gonzales


Na segunda-feira (09), a Administração Municipal entregou formalmente o primeiro conjunto de notebooks para a rede municipal de ensino de Roque Gonzales, nas dependências da Escola Municipal Santo Antônio de Pádua.

A educação sempre foi um campo que se manteve em constante mudança. As tecnologias, em suas diferentes formas e usos, constituem um dos principais agentes de transformação da sociedade.

O uso da informática na educação pode contribuir para o engajamento, o interesse, a autonomia e o aprendizado com atividades pedagógicas planejadas e voltadas para o desenvolvimento de cada aluno.

Pensando nisso, a Administração Municipal adquiriu 53 notebooks educacionais do programa “Educação Conectada”, com emenda parlamentar do deputado federal Covatti Filho (Progressistas) no valor de R$ 200.166,33.

 

Cermissões


Após o levantamento a campo para execução do projeto de melhorias da rede elétrica da Cermissões que atende a comunidade do Rincão dos Pires, interior do Rolador, visando atender o local onde está sendo implantado o Parque de Rodeios do Município, mais uma etapa do processo foi concluída.

O presidente da Cermissões Diamantino Marques dos Santos e o Engenheiro Eletricista Nerisom Rohleder receberam o prefeito do Rolador, João Alberto Aquino Gomes, e o secretário de Obras, João Luiz Menezes de Morais, bem como os engenheiros eletricistas Ian Senger e William Mânica, que serão os responsáveis pela execução do projeto elétrico interno do Parque de Rodeios.

A audiência serviu para que o setor técnico da Cermissões, através do Engenheiro Nerisom, repassasse as orientações para que as instalações elétricas internas e de responsabilidade do município, sejam feitas de tal forma que atendam às necessidades do local em dias de evento, quando ocorre o alto consumo de energia.

Conforme o prefeito João, que agradeceu o suporte do presidente Diamantino e das equipes da Cermissões, a previsão é que o novo Parque de Rodeios do município seja inaugurado ainda no primeiro semestre de 2024.

 

Dezesseis de Novembro


As obras de melhorias da RS-550, utilizada no deslocamento entre Pirapó e São Luiz Gonzaga pela comunidade de Dezesseis de Novembro, foram paralisadas após denúncia efetuada na Ouvidoria da Prefeitura de Dezesseis de Novembro no dia 2 de outubro.

Conforme o teor da denúncia, “valemo-nos do presente expediente, para, pontualmente, oferecer denúncia de irregularidade contra o Prefeito Municipal de Dezesseis de Novembro – RS, o qual vem utilizando máquinas e recursos públicos em estrada que não pertence à municipalidade, qual seja, ERS 550, o que configura, em tese, desvio de dinheiro público e improbidade administrativa”.

Logo após a denúncia, a Administração retirou as máquinas do trecho e, agora, busca junto ao DAER, órgão responsável pela manutenção e conservação das estradas estaduais, a intervenção necessária para atender à comunidade local e regional.

 

Porto Xavier


Serviço de travessia de balsas foi retomado

 

O serviço de balsas do Porto Internacional de Porto Xavier foi retomado na manhã de quarta-feira, 11 de outubro, em virtude do nível do Rio Uruguai ter diminuído. Este serviço fora suspenso temporariamente na sexta-feira da semana passada, devido à cheia do rio, e agora portanto foi reestabelecido.

 

60 anos


Os municípios de Santo Antônio das Missões e Bossoroca comemoraram 60 anos de emancipação político-administrativa nesta quinta-feira, 12 de outubro. Durante a última semana, os munícipes das duas cidades puderam prestigiar ampla programação festiva, à altura da data comemorada.

Entidades e empresas se mobilizam para promoção do Arroz Solidário

Estão em ritmo intenso os trabalhos de organização da primeira edição do Arroz Solidário. A programação ocorre no próximo dia…

Alunos do IERB criaram desenhos com mensagens de esperança aos atingidos pelas enchentes

Neste mês de maio, as professoras do Instituto Estadual Rui Barbosa, Gisele Silva De Oliveira Guedes e Viviane Siqueira Alves,…

Rock solidário nesta sexta-feira, no Atlanta

Nesta sexta-feira, 24 de maio, junto ao Atlanta Boliche Bar em São Luiz Gonzaga, será realizada a noite do Rock…