Novas Janelas

  • 12 de janeiro de 2024

Calendário novo. Mais uma vez. Quantas trocas você já presenciou?

Hora de renovar energias, pois os dias são os mesmos: manhã, tarde e noite.

As estações quentes, frias, amenas vêm outra vez.

O guarda-roupa pode ser revisado e retirado peças já não mais utilizáveis. Alguém poderá aproveitá-las. Alimentos podem estar vencidos nas prateleiras. Outras pessoas já não possuem nem locais para guardar alimentos não perecíveis.

As janelas estão precisando de limpeza. Novo visual interno, elaborando ou descartando pequenas sujeiras, ou até grandes, que ficaram impregnadas nos cantinhos das vidraças. Talvez trocar por vidros diferentes.

Ao olhar os locais de festejos da virada do ano, percebeu-se uma enorme quantidade de lixo. Constataram-se garrafas, papéis picados, balões, plásticos, restos alimentares. Tudo em nome da virada de ano com desejos de paz, saúde, prosperidade e de um mundo melhor para se viver. A maioria das pessoas vestindo um lindo visual branco. Estas são as janelas focadas para um ano diferente?

O vestuário, a maneira de se portar mediante ocasiões diferentes define o panorama de sua janela. Ninguém pode ser fantasia para sempre. Um dia a janela, vidro, madeira, ferro estragam. Pode ser trocado se a pessoa dona dela estiver apta a arrumar.

Dar uma geral na casa até é bom. Rever o que não foi usado, algo quebrado, guarda-roupa entupido de roupas já não mais usadas, não servem mais (olha a obesidade!), cantos sujos com higiene lá não muito vista e, assim por diante. Muitas coisas podem ser justificadas, transformadas em ações com a virada do ano. As janelas podem ser revistas.

E a alma? Está em paz realmente? Quanta coisa foi planejada na janela antiga e não foi executada. Hora de rever. Juntar cacos de vidros e jogá-los fora. De nada servem, ou por outra, há artesãos que os aproveitam. Conforme Lavoisier na natureza nada se perde, tudo se transforma.

Pular a janela pode haver traumatismo. Saia pela porta da frente ou até pela dos fundos. Vá à vida.

Sua cidade espera você. Limpe sua calçada. O jardim sempre gostou de flores. A horta adora temperinhos caseiros.

E a sua saúde? Esta é a mais importante janela que precisa ser revisada. Seus exames estão em dia? A visita ao profissional de saúde foi renovada?

É nesta hora que se lembra das instituições da saúde. Você se interessa pelo Posto de Saúde de seu Bairro? A prevenção é ali. Hospital serve para emergências e não para consultas habituais.

Há muito a fazer. Revise todas as janelas e mãos à obra!

Entidades e empresas se mobilizam para promoção do Arroz Solidário

Estão em ritmo intenso os trabalhos de organização da primeira edição do Arroz Solidário. A programação ocorre no próximo dia…

Alunos do IERB criaram desenhos com mensagens de esperança aos atingidos pelas enchentes

Neste mês de maio, as professoras do Instituto Estadual Rui Barbosa, Gisele Silva De Oliveira Guedes e Viviane Siqueira Alves,…

Rock solidário nesta sexta-feira, no Atlanta

Nesta sexta-feira, 24 de maio, junto ao Atlanta Boliche Bar em São Luiz Gonzaga, será realizada a noite do Rock…