O dia de amanhã

  • 14 de julho de 2023

Projetar futuro impera ordem.

Vencer etapas do hoje, o dia seguinte ficará mais ameno.

Ideias mirabolantes? Coloquem-nas no papel. No dia seguinte releiam. Acrescentem algo mais, retirem outros quesitos. A noite é boa conselheira. Assim vocês vão se diagramando, o passo a passo, para quaisquer atividades.

Cada assunto que vocês tratem, coordenem. Envolvam mais pessoas, principalmente aquelas que estão, diariamente, perto de vocês como pais, irmãos, colegas de trabalho/escola. Poder-se-ia acrescentar aquelas que vocês encontram na rua. Distribuam aquele cumprimento mais cordial, mais otimista, mais alegre. O efeito pode ser inovador para quem recebe.

Etapas da vida vão se moldando, desfilando perante nossos olhos. Introduzam-se nas atividades escolares como clubes, nas festas familiares, nos esportes do bairro. Vivam. Preparem o amanhã.

Para ‘vencer na vida’ não sejam carregadores de material escolar como livros dentro de uma mochila de última geração. Peguem seus livros, abram-nos. Leiam. Sublinhem palavras novas. Procurem ver seus significados. Escrevam mais. Questionem. Pesquisem. Assim progride o ser humano. As crianças sempre dão respostas certeiras. Reorganizem observações infantis, seguindo a lógica da idade. É hora do bom senso. Do ensinamento. Intelectual ou mesmo ético.

Nesta parafernália vivida pelo adulto, necessita muita massa cinzenta para não deslizar, não deixar a peteca cair. Ideias ou ideais, ou mesmo ações poderão, fatalmente, um dia ruir, a casa vir abaixo. Reflexões mirabolantes têm que serem pensadas em conjunto. Várias cabeças juntas pensam melhor.

Por que se constroem tantas casas de detenção? Algo na dita sociedade está derrapando, saindo do controle. Não seria mais lógico investir em escolas públicas, ou mesmo privadas, mais bem aparelhadas?

É imperativo que crianças e adolescentes entrem para valer num universo de deveres e direitos coordenados. Gangorra, somente de direitos, desequilibra.

Todo desenvolvimento infantil/adolescente passa pelo crivo de algum adulto. Este tem que estar apto para jogar com as peças do xadrez da vida. Aí o xeque-mate pode ficar oneroso, quando não tira a vida de muitos jovens.

O dia de amanha é o reflexo do ontem e do hoje.

Filosofar é salutar. Por em prática, melhor ainda.

Entidades e empresas se mobilizam para promoção do Arroz Solidário

Estão em ritmo intenso os trabalhos de organização da primeira edição do Arroz Solidário. A programação ocorre no próximo dia…

Alunos do IERB criaram desenhos com mensagens de esperança aos atingidos pelas enchentes

Neste mês de maio, as professoras do Instituto Estadual Rui Barbosa, Gisele Silva De Oliveira Guedes e Viviane Siqueira Alves,…

Rock solidário nesta sexta-feira, no Atlanta

Nesta sexta-feira, 24 de maio, junto ao Atlanta Boliche Bar em São Luiz Gonzaga, será realizada a noite do Rock…