Obra de Juliano Ozga é destacada pela imprensa oficial do Vaticano como uma rica fonte de pesquisa

  • 16 de novembro de 2023
capa

O são-luizense Juliano Ozga, jovem filósofo, escritor e pesquisador, recentemente obteve reconhecimento internacional com a divulgação de um dos seus trabalhos, cuja pesquisa durou cerca de 10 anos e retratou um importante período da história de São Luiz Gonzaga e região.

O canal oficial do Vaticano, o “Vatican News”, publicou em seu site uma entrevista com o escritor são-luizense acerca de sua obra “A Música Barroca Missioneira Jesuítica Guarany”, obra que reúne uma pesquisa em forma de palestra sobre a música nas Missões durante os séculos 17 e 18. No mês em que será realizada a Feira do Livro de São Luiz Gonzaga, uma das mais tradicionais e longevas feiras literárias do Rio Grande do Sul, o Jornal A Notícia conversou com Juliano, que contou detalhes sobre sua trajetória e o trabalho de um jovem escritor são-luizense. Confira:

Juliano Gustavo dos Santos Ozga, 36 anos, é natural de São Luiz Gonzaga. Graduado e Mestre em Filosofia da Arte, atualmente reside com sua esposa em Ouro Preto/MG, onde criou em 2021 uma editora para suas publicações (Editora AERE RET). Autor de 14 obras, Juliano recentemente teve uma reconhecida divulgação de seu livro “A Música Barroca Missioneira…” no canal “Vatican News”, que destacou a importância do estudo realizado pelo são-luizense para retratar a musicalidade na época das reduções jesuíticas.

Conforme o autor, “após ter cursado a disciplina de ‘História da Música’, procurei contato com o Instituto Histórico e Geográfico em 2008, e, na figura da saudosa professora Anna Olívia do Nascimento, iniciei minhas pesquisas no rico acervo que o IHGSLG possuía. Em 2010, com cópia das músicas do acervo que estão no IHGSLG, foram elaborados seis programas de rádio na Rádio UFOP-MG, que atualmente estão disponíveis no SoundCloud para o conhecimento do público do acervo e dos autores da época”, destacou Juliano.

A obra “A Música Barroca Missioneira Jesuítica Guarany” apresenta os dois principais autores da música barroca na região à época, Antonio Sepp e Domenico Zipoli. “O conteúdo do livro, é o resultado da extensa pesquisa que fora a temática de palestra que realizei para o I SMM 2023 (Seminário de Música Missioneira de SLG), transformando-as no conteúdo da obra. O livro conta com Introdução na primeira parte; a contribuição dos autores Antonio Sepp e Domenico Zipoli na música barroca missioneira na parte 2; o acervo barroco latino-americano, que encontra-se no IHGSLG na parte 3; os links do programa acervo da RádioUFOP, e descrição dos 12 CDs, disponíveis na parte 4; os registros fotográficos na parte 5; e, finalmente, uma partitura de obra de Domenico Zipoli na parte 6, que é justamente para proporcionar o exemplo de como seria a música na época barroca”, explicou.

Conforme Juliano, “esse livro é dedicado à pessoa que me inseriu no mundo da história da música missioneira, a professora Anna Olívia. E, também foi uma honra contar com o escritor e músico Noé Teixeira que elaborou o prefácio do meu livro, afinal, para um escritor, além de uma homenagem, a escrita de um prefácio também é um atestado de que estamos no caminho certo”, acrescenta o autor.

O livro “A Música Barroca Missioneira Jesuítica Guarany” está disponível no formato impresso ou em e-book. Ao total, são 133 páginas com fotos, partitura e todo o conteúdo da palestra que abordam a visão e a pesquisa do autor sobre o cenário da música dos 7 povos jesuíticos guarany do Rio Grande do Sul e, também, indiretamente, da Argentina, Paraguai e Bolívia, bem como a cooperação como membro correspondente do IHG-SLG, voluntário do Priorado dos Inconfidentes de MG e cooperador do GPM (Grande Projeto Missões).

Entidades e empresas se mobilizam para promoção do Arroz Solidário

Estão em ritmo intenso os trabalhos de organização da primeira edição do Arroz Solidário. A programação ocorre no próximo dia…

Alunos do IERB criaram desenhos com mensagens de esperança aos atingidos pelas enchentes

Neste mês de maio, as professoras do Instituto Estadual Rui Barbosa, Gisele Silva De Oliveira Guedes e Viviane Siqueira Alves,…

Rock solidário nesta sexta-feira, no Atlanta

Nesta sexta-feira, 24 de maio, junto ao Atlanta Boliche Bar em São Luiz Gonzaga, será realizada a noite do Rock…