Os primórdios

  • 9 de fevereiro de 2024
unnamed

Na década de 1960, os rotarianos estavam pensando em maneiras de promover o Rotary entre universitários e jovens que tinham passado da idade de pertencer a um Interact Club. Não tardou para que criassem o Rotaract: um programa para homens e mulheres de 17 a 25 anos de idade patrocinado por Rotary Clubs. (Obs.: a idade limite mudou posteriormente, hoje a idade é 18 a 35 anos)

A ideia se materializou em janeiro de 1968, quando o Rotary aprovou a proposta de criação do Rotaract. Por já terem tido uma relação de trabalho com alguns alunos de uma universidade local, os associados do Rotary Club de Charlotte-North, nos EUA, aproveitaram a oportunidade para patrocinar um Rotaract Club. Assim, o primeiro clube do gênero foi oficializado pelo Rotary em 13 de março de 1968, baseado na Universidade da Carolina do Norte, em Charlotte.

Nas semanas que se seguiram, mais Rotaract Clubs foram abertos nos Estados Unidos e também em outros países, como México, Itália e Índia. Um ano depois, o Rotaract já podia se gabar de ter aproximadamente 200 clubes em mais de 25 países e áreas geográficas.

No início do seu segundo ano de existência, o Rotaract foi tema de uma apresentação especial na Convenção do Rotary International de 1969. Em um julgamento simulado para debater a pergunta: “O Rotary está atendendo às necessidades da juventude de hoje?”, George Lee atuou como testemunha no tribunal fictício, relatando sua experiência como associado de um Rotaract Club das Filipinas.

George falou aos jurados que os Rotaract Clubs servem localmente ao mesmo tempo em que promovem a compreensão e a boa vontade em nível internacional. E que apesar de trabalharem com os Rotary Clubs, eles planejam e financiam suas próprias atividades, algo que vigora até hoje no Rotaract. O clube dele estava com um projeto para redução do índice de delinquência juvenil por meio do mentoreamento de estudantes em risco de abandonar a escola. Os rotaractianos das Filipinas mantiveram contato com os da Índia, o que resultou em laços de amizade entre eles. Na opinião de George, o Rotaract ofertava algo bastante valioso aos jovens: a experiência e o treinamento necessários para que se tornassem bons líderes.

Te convidamos a vir conhecer ainda mais esse movimento. Manda uma mensagem para nós através do Instagram @rotaract_slg

“Faça a diferença no mundo”

Salusa vai convocar assembleia geral para votar encerramento de atividades

A Salusa Participações S/A encerrou seu ciclo. Depois de duas décadas apoiando o desenvolvimento dos pequenos negócios em São Luiz…

Municípios buscam soluções para agropecuária em congresso da Famurs

O agro gaúcho foi tema na quarta-feira (17/07) no congresso anual da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande…

AGSL MB busca vitória fora de casa contra o Soberano em meio a desfalques

A AGSL MB se prepara para enfrentar o Soberano neste sábado, 20, em busca de manter seu aproveitamento de 100%…