Página 3

  • 21 de outubro de 2023
doacao-de-orgaos

Pela doação de órgãos


Cartório de Notas lança campanha inédita em São Luiz Gonzaga

Em uma ação inédita, o Cartório de Notas e Protesto de São Luiz Gonzaga irá fazer o lançamento na manhã desta sexta-feira, 20, de campanha para incentivar a doação de órgãos.

Conforme a titular do cartório, Claudia Maria Sommer Juchen Parcianello, o Cartório irá providenciar a declaração gratuita dos doadores de órgãos para criar uma rede de incentivo entre a comunidade, tendo em vista a importância do ato humanitário em salvar vidas.

Os detalhes serão divulgados no lançamento da campanha, previsto para às 10h de hoje nas dependências do Cartório. Cláudia, entusiasta da campanha, é uma pessoa muito conhecida pela sua luta no trabalho voluntário, tendo organizado e presidido a Associação Amigas do Bem, responsável por captar recursos que providenciaram a reforma e modernização de toda a ala do SUS e diversos setores do Hospital São Luiz Gonzaga.

 

“Trocar para parar”


Por que a Inglaterra adotou cigarro eletrônico para redução de danos?

A Inglaterra busca a adoção dos vaporizadores como alternativa em relação ao cigarro convencional. No início de 2023, o Ministério da Saúde anunciou o Programa Swap-to_Stop (Trocar para parar) que prevê a distribuição de um milhão de kits de cigarro eletrônico como incentivo para adultos fumantes que desejam diminuir o consumo de cigarros ou parar de fumar.

A escolha dos vaporizadores como instrumento para a diminuição de danos associados ao consumo de tabaco está embasada em uma grande revisão científica encomendada pelo Departamento de Saúde Pública, ficando a cargo dos pesquisadores da King’s College London a elaboração da revisão de mais de 400 estudos sobre o cigarro eletrônico. Sendo, inclusive, considerada o mais recente e completo estudo científico sobre o tema.

 

Operador de máquinas


Nesta semana, a Prefeitura de São Luiz Gonzaga publicou edital de contratação temporária de Operador de Máquinas – 40 horas semanais.

A contratação do profissional será imprescindível para o serviço realizado nas estradas do interior, tendo em vista os recorrentes problemas causados pelas fortes chuvas das últimas semanas.

O período de apresentação de documentação transcorre até hoje, e, tão logo seja homologado o contrato, o operador já estará apto a iniciar o serviço designado pela prefeitura.

 

R$ 2 milhões para o Hospital


Esse é o valor estimado que a Comissão Pró-Hospital espera obter após o trabalho realizado junto aos gabinetes de deputados federais e senadores em Brasília, durante esta semana.

Em agenda desde a segunda-feira, a comitiva de vereadores integrava a comissão pluripartidária da Câmara, criada em 2017 com o intuito de auxiliar o hospital na busca de recursos para sua manutenção e a implantação da tão aguardada Unidade de Tratamento Intensivo – UTI.

Os vereadores conversaram com parlamentares gaúchos para renovar o compromisso com a comunidade regional, uma vez que o fortalecimento do hospital é fundamental para a região missioneira, tendo em vista que a instituição atende oito municípios e cerca de 100 mil pessoas da sua área de abrangência.

 

Relatório final da CPMI do 8/1


A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investigou os ataques antidemocráticos de 8 de janeiro aprovou o relatório final da senadora Eliziane Gama (PSD-MA) por 20 votos favoráveis, 11 contrários e uma abstenção. A última sessão da comissão, realizada na quarta-feira (18), durou mais de sete horas.

O relatório pede o indiciamento de 61 pessoas por crimes como associação criminosa, violência política, abolição do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado. Entre elas, o ex-presidente Jair Bolsonaro e ex-ministros do seu governo, como Walter Braga Neto, da Defesa; Augusto Heleno, do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e Anderson Torres, da Justiça.

No encerramento dos trabalhos, parlamentares da base do governo caminharam do Senado até a Praça dos Três Poderes, em um ato simbólico em defesa da democracia e contra os ataques de 8 de janeiro.

 

Crise na dupla Grenal


A rodada do meio da semana foi péssima para as equipes gaúchas.

O Grêmio, que ainda luta para se manter no G-4 e conquistar uma vaga na Libertadores 2024, praticamente vê o hoje improvável sonho de conquista de título desaparecer com a derrota em casa para o Athletico por 2 a 1, de virada, na quarta-feira em Porto Alegre. De candidato a título, o tricolor vê ameaçada até sua permanência nos classificados para a competição sul-americana. O Grêmio enfrenta agora o São Paulo no Morumbi às 18:30 de sábado.

Já o colorado vive situação muito desconfortável com um novo tropeço, desta vez para o Bahia, perdendo na Fonte Nova por 1 a 0. A derrota colocou o Inter (32 pontos, na 12ª colocação) a dois pontos do Z-4 e, agora, a partida contra o Santos no domingo (14h no Beira-Rio) será um confronto direto na luta contra o fantasma da Série B. O Santos, com 30 pontos, abre a lista do Z-4, na 17ª colocação.

 

Ajuda humanitária


Visita produtiva. Biden foi a Israel na quarta-feira e, após a reunião com Netanyahu, confirmou que o país concordou com a entrada de ajuda humanitária em Gaza.

Lembrando: Há uma fila de caminhões com suprimentos na fronteira Gaza-Egito, que ainda não entraram por conta de bombardeios de Israel na região.

Lembrando(2): Depois da invasão do Hamas, Israel anunciou o cerco total à Gaza, deixando os mais de 2 milhões de civis sem abastecimento de combustível, energia, água e alimentos.

Agora, no melhor estilo diplomático, Biden convenceu Israel de permitir a entrada de ajuda pela fronteira do Egito. Ele ainda anunciou o envio de EUA US$ 100 milhões à região.

 

 

Entidades e empresas se mobilizam para promoção do Arroz Solidário

Estão em ritmo intenso os trabalhos de organização da primeira edição do Arroz Solidário. A programação ocorre no próximo dia…

Alunos do IERB criaram desenhos com mensagens de esperança aos atingidos pelas enchentes

Neste mês de maio, as professoras do Instituto Estadual Rui Barbosa, Gisele Silva De Oliveira Guedes e Viviane Siqueira Alves,…

Rock solidário nesta sexta-feira, no Atlanta

Nesta sexta-feira, 24 de maio, junto ao Atlanta Boliche Bar em São Luiz Gonzaga, será realizada a noite do Rock…