Pedro Marques dos Santos marcou sua vida com obra edificante

  • 14 de julho de 2023
Pedro Marques dos Santos

Pedro Marques dos Santos marcou sua vida através de ações pela preservação dos valores culturais do Rio Grande do Sul, mais especialmente da região missioneira. De vida modesta, mantinha-se através de um escritório de serviços gerais, como o preenchimento de guias fiscais, o pagamento de taxas e emolumentos para clientes, entre outros atendimentos. Sua atividade comercial se tornou maior com o crescimento da atividade agrícola, como representante de indústrias de máquinas destinadas à produção no campo.

Mas seu foco eram as tradições gaúchas, que marcou com a criação do CTG de Santo Antônio das Missões, ao lado de tradicionalistas daquela cidade. Identificou-se com o CTG Galpão de Estância de São Luiz Gonzaga e esteve presente na criação do Movimento Tradicionalista do Estado. Escritor, fez um livro sobre São Luiz Gonzaga, relevando a trajetória de todas as suas instituições, que até hoje é consultado para recuperar acontecimentos que marcaram o cotidiano desta cidade. Seu último trabalho foram os livros que preservaram dados fundamentais dos 7 Povos das Missões.

Em São Luiz Gonzaga foi um colecionador de documentos e objetos de valor histórico, que foram doados ao Museu Municipal. Sua biblioteca foi repassada ao Município e a vários amigos.

Político, foi vereador em São Luiz Gonzaga, deixando um legado de ações em favor da comunidade. Também foi radialista, mantendo durante muitos anos programa radiofônico na Rádio São Luiz.

Casado com dona Rosa, teve filhos, que hoje residem em Cachoeira do Sul. Pedro Marques dos Santos está sepultado no cemitério desta cidade.

Salusa vai convocar assembleia geral para votar encerramento de atividades

A Salusa Participações S/A encerrou seu ciclo. Depois de duas décadas apoiando o desenvolvimento dos pequenos negócios em São Luiz…

Municípios buscam soluções para agropecuária em congresso da Famurs

O agro gaúcho foi tema na quarta-feira (17/07) no congresso anual da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande…

AGSL MB busca vitória fora de casa contra o Soberano em meio a desfalques

A AGSL MB se prepara para enfrentar o Soberano neste sábado, 20, em busca de manter seu aproveitamento de 100%…