Pedro Ortaça fará o show principal da 9ª Festa do Arroz Carreteiro

  • 22 de abril de 2024
Pedro Ortaça fará o show principal da 9ª Festa do Arroz Carreteiro

Expoente da música nativista e missioneira, Pedro Ortaça fará o show principal da 9ª edição da Festa do Arroz Carreteiro, no dia 2 de junho. A tradicional festividade, que possibilitou a São Luiz Gonzaga o título de Capital Gaúcha do Arroz Carreteiro, ocorrerá nos dias 1º, 2 e 3 de junho, no Complexo Turístico Jayme Caetano Braun.

Na quinta-feira (18), o prefeito Sidney Brondani e a secretária de Turismo e Cultura, Luiza Caterine Santos Panegalli, visitaram o tronco missioneiro Pedro Ortaça. A visita foi acompanhada pelo presidente do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), Carlos Sidnei Ferreira e pela vereadora Rose Grings. O chefe do Executivo Municipal agradeceu a gentileza e hospitalidade com os quais a comitiva foi recebida pela família Ortaça. Brondani também destacou a importância da apresentação do músico Pedro Ortaça na Festa do Arroz Carreteiro, no mesmo ano em que se comemora o centenário do nascimento de Jayme Caetano Braun.

Durante a visita, Pedro Ortaça lembrou de vivências marcantes junto ao grande pajador Jayme Caetano Braun e a importância das homenagens ao centenário do poeta. Em 2024, Pedro Ortaça foi escolhido como o patrono dos Festejos Farroupilhas, os quais têm como tema o Centenário de Jayme. Don Ortaça também foi convidado para participar do 66° Rodeio da Poesia Crioula, que será promovido em São Luiz Gonzaga nos dias 29 e 30 de junho. O evento cultural é organizado pela Estância da Poesia Crioula e Academia Xucra do Rio Grande do Sul, com o apoio da Prefeitura de São Luiz Gonzaga, SEMTC e CTG Galpão de Estância.

Festa em números – Em 2023, na 8ª edição da festividade, 320 quilos de carne e 300 quilos de arroz foram utilizados no preparo do prato típico de São Luiz Gonzaga. A tarefa foi executada, de forma voluntária, por 26 entidades/empresas do município. Ao todo, 11 mil porções de arroz carreteiro foram distribuídas gratuitamente durante a última edição do evento. Para 2024, a expectativa da SEMTC é que aproximadamente 10 mil pessoas visitem a Praça do Pajador durante os três dias de programação.

 

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMTC

Entidades e empresas se mobilizam para promoção do Arroz Solidário

Estão em ritmo intenso os trabalhos de organização da primeira edição do Arroz Solidário. A programação ocorre no próximo dia…

Alunos do IERB criaram desenhos com mensagens de esperança aos atingidos pelas enchentes

Neste mês de maio, as professoras do Instituto Estadual Rui Barbosa, Gisele Silva De Oliveira Guedes e Viviane Siqueira Alves,…

Rock solidário nesta sexta-feira, no Atlanta

Nesta sexta-feira, 24 de maio, junto ao Atlanta Boliche Bar em São Luiz Gonzaga, será realizada a noite do Rock…