Pesquisa e estudo do IHGSLG: uma viagem de destaque

  • 15 de novembro de 2023
image

Nos dias 11 e 12 de novembro, o Instituto Histórico e Geográfico de São Luiz Gonzaga promoveu uma viagem a Rivera, cidade uruguaia, que se limita com Santana do Livramento. Nessa oportunidade, onze sócios dessa instituição estiveram presentes na XIIª Jornada de Geo História Regional, quando foi realizado um encontro cultural. Os integrantes dessa equipe de representes do IHGSLG estavam coordenados pelo prof. Anderson Iura que fez sua apresentação no referido evento.

Conforme palavras de nosso grande escritor, Mario Quintana, “Viajar é trocar a roupa da alma”. Nesse sentido, pode-se afirmar, com a maior convicção, de que foi exatamente assim que os integrantes desse evento, realizado nos dias 10 e 11 de novembro em Taquarembó e Rivera, sentiram-se ao ter a grande satisfação de representar esta instituição cultural.

Situada no sudeste da América do Sul, a República Oriental do Uruguai, ou Uruguai, como é popularmente conhecida, é um dos países da América do Sul fronteiriços com o Brasil e a Argentina.

Colonizado pelos espanhóis, teve sua independência reconhecida somente no ano de 1828. Vencido o período ditatorial que viveu entre os anos de 1973 a 1985, o país vive, atualmente, em uma democracia plena.

A base econômica do país é a agropecuária com ênfase na criação de bovinos e ovinos que são destinados, em sua maioria, à exportação. Esse foi um dos primeiros a adotar medidas a favor da democratização da sociedade e dos direitos civis. Foi, também, o primeiro a legalizar o divórcio, as uniões civis homo afetivas e a conceder às mulheres o direito ao voto.

Com uma população de aproximadamente 3,5 milhões de habitantes, o Uruguai é considerado um dos países com o maior índice IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) da América do Sul.

No referido encontro cultural, renomados historiadores de várias cidades da Argentina, Brasil e Uruguai apresentaram suas pesquisas científicas sobre vários temas históricos e de muita importância. Dentre os historiadores presentes, destacou-se a presença de Oscar Padrón Favre, sócio do IHGSLG e um dos grandes historiadores do Uruguai. Nesse encontro, o Instituto foi agraciado com dois livros importantes, um dos quais de autoria de Oscar Padrón Favre – Villa San Pedro del Durazno 1821-1906 e o segundo, Miradas para uma GEOHISTORIA REGIONAL, Tomo 4, ambos recebidos com muita satisfação e que farão parte do acervo bibliográfico do Instituto.

O Professor Anderson Iura Amaral Schmitz, Coordenador do Centro de Documentação e Memória, foi o representante de nossa instituição e fez a apresentação do livro San Luis, a Missão, produzido por ele e pela professora Anna Olívia, em 2021, obra que relata a trajetória histórica de nosso município desde sua fundação em 1695. Além disso, nosso orador referiu-se também sobre a importância do IHGSLG que, no próximo ano, completará 40 anos de fundação e atuação em São Luiz.

Além do professor Anderson, estiveram presentes também o professor Lauro Machado de Oliveira, Vice-Presidente do IHGSLG, e as seguintes pessoas: Eni Malgarim, Irene Gomes, Ivone Avila, Lila Fabrício Rocha, Mara Rita Giacomelli, Maria de Lourdes Juchem, Neiva Ojopi, Neiva Oliveira e Valter Moreira.

(Por Ivone Avila – Secretária-Geral do Instituto Histórico e Geográfico de São Luiz Gonzaga) 

Entidades e empresas se mobilizam para promoção do Arroz Solidário

Estão em ritmo intenso os trabalhos de organização da primeira edição do Arroz Solidário. A programação ocorre no próximo dia…

Alunos do IERB criaram desenhos com mensagens de esperança aos atingidos pelas enchentes

Neste mês de maio, as professoras do Instituto Estadual Rui Barbosa, Gisele Silva De Oliveira Guedes e Viviane Siqueira Alves,…

Rock solidário nesta sexta-feira, no Atlanta

Nesta sexta-feira, 24 de maio, junto ao Atlanta Boliche Bar em São Luiz Gonzaga, será realizada a noite do Rock…