Pirapó completa 36 anos de emancipação em novembro

  • 7 de novembro de 2023
Pirapo

O município de Pirapó estará em festa durante o mês de novembro, quando completa 36 anos de emancipação político-administrativa. A história do município remonta ao início do século XX, mais precisamente em 1904, quando os primeiros moradores, oriundos da região do Vale dos Sinos, fundaram um povoado em São Luiz Gonzaga, o qual passou a se chamar Colônia Sommer, vindo a mudar sua denominação posteriormente para Colônia Pirapó, Vila Pirapó e, finalmente, Pirapó.

O nome do povoado vem da língua tupi-guarani, cujo significado é “Salto do Peixe”, devido à abundância de peixes que saltavam as cachoeiras do Rio Ijuí.

Em 1981, a população pirapoense, então parte do município de São Nicolau na época, iniciou um movimento pela emancipação de Pirapó como município, o que só veio a ocorrer definitivamente no ano de 1987, com o “sim” declarado em votação realizada com os moradores pirapoenses.

O Jornal A Notícia retratou em suas páginas na edição de 24 de setembro de 1987 o resultado do plebiscito que definiu a emancipação do novo município das Missões. Em votação realizada no domingo, 20 de setembro de 1987, 88% dos 1.882 votantes decidiu pela emancipação de Pirapó.

Enfim, no dia 30 de novembro de 1987, o governador do RS à época, Pedro Simon, sancionou a Lei nº 8.425, constituindo, de fato e direito, o novo município do Rio Grande do Sul e das Missões: Pirapó.

Edição inédita do programa Corsan Negocia incentiva regularização de clientes inativos

Agentes da Corsan irão visitar, a partir da próxima segunda-feira, 3, os imóveis que estão com matrículas inativas ou suspensas…

Emissão de carteira de identidade é retomada em São Luiz Gonzaga

Voltou a funcionar na terça-feira, dia 28, o serviço de emissão de carteira de identidade no posto de identificação do…

Município adquire 50 toneladas de asfalto para recuperar ruas

A Secretaria de Obras de São Luiz Gonzaga aguarda apenas o tempo firmar para iniciar uma nova operação de recuperação…