Prefeitura e entidades avaliam impactos locais das cheias

  • 7 de maio de 2024
Reunião Defesa Civil SLG 1

A Prefeitura de São Luiz Gonzaga sediou na tarde desta segunda-feira, dia 6, uma reunião com entidades representativas do Município para avaliar as consequências das enchentes que assolam o Estado na cidade. A conclusão foi de que a comunidade não sofreu impactos que justifiquem um decreto de situação de emergência ou outras medidas semelhantes.

Participaram da reunião o prefeito Sidney Brondani, o vice-prefeito Piti Werle, os secretários municipais de Obras, Marcus Vinícius do Prado, de Agricultura, Ivanir Coimbra, e de Ação Social, Nelvia Tavares, bem como representantes da Defesa Civil Municipal, Corpo de Bombeiros Militar, Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea), Emater e sindicatos Rural e dos Trabalhadores Rurais de São Luiz Gonzaga.

“Temos hoje 336 municípios gaúchos em situação de emergência e estamos em uma condição muito mais tranquila. Não sentimos s efeitos imediatos desta tragédia toda, mas as consequências virão. Me refiro a redução da distribuição do ICMS e a estagnação econômica que deve afetar todos nós. Aqui teremos perdas em maior ou menor grau nas lavouras de soja, alfafa, produção leiteira e milho safrinha, entre outras culturas”, afirmou o prefeito Sidney Brondani.

A presidente do Sindicato Rural, Margareth Costa Beber, destacou que a perda com as chuvas na safra de soja será em média de 20 sacos por hectare além da queda na qualidade do produto final. Já o secretário municipal de Obras, Marcus Vinícius do Prado, afirmou que o setor trabalha em um cronograma de manutenção de estradas que foi muito afetado. “Nos últimos dez dias conseguimos trabalhar um dia e meio devido à chuva e excesso de umidade. Isso sem falar em estradas que já tinham passado por manutenção e terão de ser refeitas.”

A secretária municipal de Ação Social, Nelvia Tavares, destacou que não houve registro de pedidos de auxílio até o momento. “Mas estamos promovendo campanha com recebimento de doações no Centro Integrado da Cidadania (CIC) para auxiliar as regiões mais afetadas.” (Pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga)

Entidades e empresas se mobilizam para promoção do Arroz Solidário

Estão em ritmo intenso os trabalhos de organização da primeira edição do Arroz Solidário. A programação ocorre no próximo dia…

Alunos do IERB criaram desenhos com mensagens de esperança aos atingidos pelas enchentes

Neste mês de maio, as professoras do Instituto Estadual Rui Barbosa, Gisele Silva De Oliveira Guedes e Viviane Siqueira Alves,…

Rock solidário nesta sexta-feira, no Atlanta

Nesta sexta-feira, 24 de maio, junto ao Atlanta Boliche Bar em São Luiz Gonzaga, será realizada a noite do Rock…