Prefeitura instala armadilhas para mapear focos do Aedes aegypti  

  • 28 de julho de 2023
Dengue SLG 28-07-23

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), através do Setor de Combate às Endemias, está fazendo a instalação de ovitrampas em áreas estratégicas do município. A iniciativa integra as ações de enfrentamento à dengue realizadas pela Prefeitura de São Luiz Gonzaga. Até o momento, 34 casos da doença foram registrados em São Luiz Gonzaga.

Segundo informações do setor, as ovitrampas são armadilhas que simulam um criadouro de Aedes aegypti e consistem em um pequeno vaso de planta sem furo e uma palheta de MDF. No pote, são colocados água e levedo de cerveja. A mistura atrai as fêmeas do mosquito, as quais depositam os ovos no local (ovoposição). Os agentes de combate às endemias retornam após cinco dias para recolherem as armadilhas e levá-las ao laboratório para a contagem dos ovos. A partir das ovitrampas, a equipe calcula a densidade da população do mosquito no município e quais os locais de maior proliferação, possibilitando o desenvolvimento de outras estratégias de controle do vetor.

Voluntários – A ação é realizada há três meses, com 50 armadilhas, as quais são instaladas mensalmente nos bairros Centro, Paz e Duque de Caxias (onde há maior incidência de casos positivos de dengue). Para a instalação, os agentes de combate às endemias visitaram algumas residências, explicaram o projeto e pediram o apoio dos moradores. Os voluntários assinaram um termo de colaboração. A previsão é que a iniciativa seja promovida por um ano. A meta do setor é chegar a cem armadilhas instaladas.

A Semsa e o Setor de Combate às Endemias agradecem todos os moradores que autorizaram a instalação das armadilhas em suas residências. O setor ressalta ainda a importância de toda a população adotar cuidados para eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti. Entre eles, não deixar água parada em pratinhos de plantas, evitar o acúmulo de água em calhas, pneus e ralos, manter caixas d’água fechadas e guardar garrafas com o gargalo para baixo, entre outras ações.

Entidades e empresas se mobilizam para promoção do Arroz Solidário

Estão em ritmo intenso os trabalhos de organização da primeira edição do Arroz Solidário. A programação ocorre no próximo dia…

Alunos do IERB criaram desenhos com mensagens de esperança aos atingidos pelas enchentes

Neste mês de maio, as professoras do Instituto Estadual Rui Barbosa, Gisele Silva De Oliveira Guedes e Viviane Siqueira Alves,…

Rock solidário nesta sexta-feira, no Atlanta

Nesta sexta-feira, 24 de maio, junto ao Atlanta Boliche Bar em São Luiz Gonzaga, será realizada a noite do Rock…