Prematuros

  • 28 de março de 2024

Até os bebês entram mais cedo no corre-corre da vida!

Um prematuro é todo aquele que vem ao mundo de 20 semanas  a 36 semanas e seis dias de gestação. Com menos de  28 semanas, é considerado prematuro extremo; entre 28 e 34 semanas é um prematuro moderado ou intermediário; entre 34 e 36 semanas e seis dias, se tem um prematuro tardio. A duração da gestação varia de 37 a 42 semanas.

No Brasil, a taxa de prematuridade é de 12% do total de recém-nascidos.

O tratamento de prematuros requer uma boa UTI neonatal. Não há disponibilidade de leitos para todos eles. As ambulâncias circulam, por todo o país, à procura de disponibilidade de vagas. Gastos do SUS municipal. O estresse se espalha, com os pais do recém-nascido, obstetra, pediatra, enfermagem e com os serviços de saúde.

O tratamento do prematuro inicia com a manutenção de vida, após passa para se dar atenção às ocorrências oriundas da própria prematuridade, já pensando de antemão nas possíveis sequelas.

Como não foi cumprido o tempo gestacional, exigências precoces de outros profissionais, como fisioterapeutas e fonoaudiólogos são necessárias.

As primeiras dificuldades, logo após o nascimento, são para o lado pulmonar (síndrome da membrana hialina), pois falta substância que permite a troca gasosa no pulmão imaturo. Para a parte neurológica, pode haver maior risco, para paralisia cerebral e outras sequelas para o resto da vida. Fechamento do canal arterial, por falta de tempo, necessitando cirurgia de urgência. Hérnia, testículos que não descem para a bolsa escrotal (sexo masculino), problema de retina (olho), problemas auditivos e intestinais. Ainda infecções resultantes do rompimento precoce de membranas (rotura de bolsa).

Quem já teve abortamento tardio ou parto prematuro, antes de engravidar, verificar todas suas condições de saúde, vacinas, infecções, estresses e iniciação de medicação precoce para tentar diminuir perda. Se for  o caso, consultar um embriologista. A ultrassonografia prevê, em muitos casos, a hipótese de perdas, avaliando o comprimento do colo uterino.

Há medicamentos para interromper as contrações uterinas, dando tempo para administração de medicação específica, para melhorar as condições pulmonares (amadurecimento pulmonar).

Para consolo, emocional e científico, uma pequena lista de nenês prematuros: Einstein, Anna Pavlova, Darwin, Voltaire, Roosevelt, Newton, Goethe, Picasso, Renoir, Victor Hugo, Churchill, Kepler, Bonaparte…

Parece que, nestas figuras acima, dano cerebral não houve!

Entidades e empresas se mobilizam para promoção do Arroz Solidário

Estão em ritmo intenso os trabalhos de organização da primeira edição do Arroz Solidário. A programação ocorre no próximo dia…

Alunos do IERB criaram desenhos com mensagens de esperança aos atingidos pelas enchentes

Neste mês de maio, as professoras do Instituto Estadual Rui Barbosa, Gisele Silva De Oliveira Guedes e Viviane Siqueira Alves,…

Rock solidário nesta sexta-feira, no Atlanta

Nesta sexta-feira, 24 de maio, junto ao Atlanta Boliche Bar em São Luiz Gonzaga, será realizada a noite do Rock…