Processo de implantação do Instituto Federal Farroupilha continua em São Luiz Gonzaga

  • 15 de março de 2024
Processo de implantação do Instituto Federal Farroupilha continua em São Luiz Gonzaga

Uma das cinco cidades gaúchas contempladas com a instalação de campus de instituto federal – anuncio realizado na última terça-feira (12), pelo Governo Federal – o município de São Luiz Gonzaga segue mobilizado na busca por melhorias para a educação nas Missões.

ESTRUTURA – Até que o campus próprio do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) seja construído, a instituição de ensino funcionará, de forma temporária, junto ao prédio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Em 2023, o projeto de adaptação do imóvel foi desenvolvido pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Planejamento (SEMPLA) – detalhes no link https://bit.ly/3PhPjsf – e encaminhado ao Ministério da Previdência e Seguridade Social, solicitando autorização para utilizar o imóvel, e também à reitoria do IFFar.

Para concretizar a cedência, os trâmites administrativos iniciam pelos órgãos federais. O INSS irá ceder o prédio ao IFFar. Após, a instituição de ensino irá realizar um convênio com a Prefeitura de São Luiz Gonzaga. Com esse convênio, a Administração Municipal poderá executar a reforma do imóvel, a fim de que a estrutura abrigue, de forma cômoda e eficiente, o campus do IFFar e a agência do INSS. A longo prazo, a Prefeitura Municipal também irá doar um terreno ao Governo Federal para a construção da sede definitiva do instituto.

 

CURSOS – Em agosto de 2023, o grupo de trabalho (GT) pedagógico pró-IFFar São Luiz Gonzaga esteve em São Borja, visitando o campus da instituição no município. Na ocasião, a comitiva foi informada sobre como ocorreu o processo de escolha e implementação dos cursos ofertados naquele município (confira em https://bit.ly/4a5fcDw). O mesmo processo será adotado em São Luiz Gonzaga, com a população de São Luiz e região sendo consultada para a definição dos cursos técnicos a serem ofertados. A estimativa é que o IFFar São Luiz Gonzaga tenha capacidade para 800 alunos, e conte com a atuação de 40 professores e 26 técnicos. Para atender a demanda, o atual quadro de servidores do instituto deverá ser ampliado.

O prefeito Sidney Brondani comentou sobre essa conquista da comunidade são-luizense e regional, e o processo de implantação do campus. “Por meio da união, independente de crenças e partidos, demonstramos o quanto a nossa região é forte e a preocupação com o futuro da nossa comunidade. Essa união, esse trabalho conjunto, irão continuar. Estamos saindo da etapa das tratativas, do envio de documentos e projetos, e passando para a fase de execução, de construção. Para essa nova etapa, seguiremos unidos em prol de melhorias para a comunidade!”, afirmou.

 

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações do Gabinete do Prefeito e Câmara de Vereadores

Imagem: Divulgação / SEMPLA

Salusa vai convocar assembleia geral para votar encerramento de atividades

A Salusa Participações S/A encerrou seu ciclo. Depois de duas décadas apoiando o desenvolvimento dos pequenos negócios em São Luiz…

Municípios buscam soluções para agropecuária em congresso da Famurs

O agro gaúcho foi tema na quarta-feira (17/07) no congresso anual da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande…

AGSL MB busca vitória fora de casa contra o Soberano em meio a desfalques

A AGSL MB se prepara para enfrentar o Soberano neste sábado, 20, em busca de manter seu aproveitamento de 100%…