Processo de implantação do Instituto Federal Farroupilha continua em São Luiz Gonzaga

  • 15 de março de 2024
Processo de implantação do Instituto Federal Farroupilha continua em São Luiz Gonzaga

Uma das cinco cidades gaúchas contempladas com a instalação de campus de instituto federal – anuncio realizado na última terça-feira (12), pelo Governo Federal – o município de São Luiz Gonzaga segue mobilizado na busca por melhorias para a educação nas Missões.

ESTRUTURA – Até que o campus próprio do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) seja construído, a instituição de ensino funcionará, de forma temporária, junto ao prédio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Em 2023, o projeto de adaptação do imóvel foi desenvolvido pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Planejamento (SEMPLA) – detalhes no link https://bit.ly/3PhPjsf – e encaminhado ao Ministério da Previdência e Seguridade Social, solicitando autorização para utilizar o imóvel, e também à reitoria do IFFar.

Para concretizar a cedência, os trâmites administrativos iniciam pelos órgãos federais. O INSS irá ceder o prédio ao IFFar. Após, a instituição de ensino irá realizar um convênio com a Prefeitura de São Luiz Gonzaga. Com esse convênio, a Administração Municipal poderá executar a reforma do imóvel, a fim de que a estrutura abrigue, de forma cômoda e eficiente, o campus do IFFar e a agência do INSS. A longo prazo, a Prefeitura Municipal também irá doar um terreno ao Governo Federal para a construção da sede definitiva do instituto.

 

CURSOS – Em agosto de 2023, o grupo de trabalho (GT) pedagógico pró-IFFar São Luiz Gonzaga esteve em São Borja, visitando o campus da instituição no município. Na ocasião, a comitiva foi informada sobre como ocorreu o processo de escolha e implementação dos cursos ofertados naquele município (confira em https://bit.ly/4a5fcDw). O mesmo processo será adotado em São Luiz Gonzaga, com a população de São Luiz e região sendo consultada para a definição dos cursos técnicos a serem ofertados. A estimativa é que o IFFar São Luiz Gonzaga tenha capacidade para 800 alunos, e conte com a atuação de 40 professores e 26 técnicos. Para atender a demanda, o atual quadro de servidores do instituto deverá ser ampliado.

O prefeito Sidney Brondani comentou sobre essa conquista da comunidade são-luizense e regional, e o processo de implantação do campus. “Por meio da união, independente de crenças e partidos, demonstramos o quanto a nossa região é forte e a preocupação com o futuro da nossa comunidade. Essa união, esse trabalho conjunto, irão continuar. Estamos saindo da etapa das tratativas, do envio de documentos e projetos, e passando para a fase de execução, de construção. Para essa nova etapa, seguiremos unidos em prol de melhorias para a comunidade!”, afirmou.

 

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações do Gabinete do Prefeito e Câmara de Vereadores

Imagem: Divulgação / SEMPLA

Entidades e empresas se mobilizam para promoção do Arroz Solidário

Estão em ritmo intenso os trabalhos de organização da primeira edição do Arroz Solidário. A programação ocorre no próximo dia…

Alunos do IERB criaram desenhos com mensagens de esperança aos atingidos pelas enchentes

Neste mês de maio, as professoras do Instituto Estadual Rui Barbosa, Gisele Silva De Oliveira Guedes e Viviane Siqueira Alves,…

Rock solidário nesta sexta-feira, no Atlanta

Nesta sexta-feira, 24 de maio, junto ao Atlanta Boliche Bar em São Luiz Gonzaga, será realizada a noite do Rock…