A Brigada Militar e a Prefeitura de São Luiz Gonzaga estão expandindo o alcance do Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência (Proerd) desenvolvido no Município. Na terça-feira, dia 2, tiveram início as aulas do Proerd Kids, que abrange crianças a partir dos 5 anos de idade.
O atendimento dessa faixa etária já estava previsto dentro da formação de instrutor do Proerd, mas está tendo sua primeira turma agora na cidade. É o que explica o instrutor do programa em São Luiz, soldado Jean Michel Bretschneider Ferreira. “Porém, como apenas eu trabalho com o Proerd no Município até este ano não havia sido possível abranger os pequenos. Agora em 2023, nos organizamos de forma a criar a nova turma com os alunos do pré B, além dos 440 alunos dos quintos anos das redes municipal, estadual e particular que já participam dos encontros”, conta ele. As duas primeiras turmas Kids do programa estão na Escola Municipal de Ensino Fundamental Coronel Manoel Mamede de Souza e na Educação Infantil da URI São Luiz Gonzaga.
O instrutor Bretschneider adianta que intenção é, a partir do segundo semestre, aumentar o número de pré-escolas atendidas. “No caso do Proerd Kids são oito encontros programados e marcados por oito cartazes diferentes, abordando assuntos relativos a situações do nosso cotidiano, que podem ocorrer no ambiente da criança, de uma forma lúdica e interessante para ela, trabalhando valores como limites, disciplina, amizade, cidadania e a importância da família”, salienta o soldado da BM.
Os temas dos encontros do Proerd Kids:
Cartaz 1: Para quem você pode ligar em caso de emergência;
Cartaz 2: Por que é mais seguro obedecer a sinalização de trânsito?;
Cartaz 3: Como podemos saber o que é seguro tocar, provar, cheirar ou comer?;
Cartaz 4: Por que é importante saber o que está acontecendo à sua volta?;
Cartaz 5: O que você deve fazer quando alguém desconhecido fala com você?;
Cartaz 6: O que você está sentindo?;
Cartaz 7: O que você deve fazer quando está com raiva?;
Cartaz 8: O que devemos fazer quando vemos ou ouvimos comportamentos que causam mal a alguém?;
55 3352 3030 | 55 9 8443 3030
jornal@anoticia.com
55 3352 3030 | 55 9 8443 3030
55 9 8443 3030