Projeto de Lei visa reconhecer os Quatro Troncos Missioneiros como de relevante interesse cultural, artístico e histórico do RS

  • 23 de fevereiro de 2024
Folder_para_Missioneiro (1)

Está em tramitação na Assembleia Legislativa do RS projeto de lei de autoria do deputado Issur Koch (Progressistas) que visa reconhecer os Quatro Troncos Missioneiros – representados pelos músicos Cenair Maicá, Jayme Caetano Braun, Noel Guarany e Pedro Ortaça – como de relevante interesse cultural, artístico e histórico do Estado do Rio Grande do Sul.

Conforme o autor da proposta legislativa, “os Quatro Troncos Missioneiros foram o cerne de onde partiram as ramificações que preservam, reconstroem e atualizam a identidade missioneira. A construção de uma música missioneira parte de algumas influências que merecem destaque, como raízes que deram sustentação ao cerne, seguindo a linhagem desses Quatro Troncos.

Além de fomentar a música da Região das Missões, o principal legado dos Troncos Missioneiros está no pioneirismo da construção de uma identidade cultural própria através da música. Partindo disso, a proposição objetiva fazer com que os Quatro Troncos Missioneiros sejam reconhecidos, de forma efetiva, como relevantes no contexto histórico, artístico e cultural de nossa terra visa, sobretudo, à valorização do legado desses ícones da música gaúcha, brasileira e latino-americana”, destaca Issur na justificativa do Projeto em análise na Assembleia Legislativa.

O álbum intitulado “Troncos Missioneiros” é uma coletânea que reúne os renomados músicos Noel Guarany, Cenair Maicá, Jayme Caetano Braun e Pedro Ortaça, todos originários das Missões. Além de impulsionar a música regional missioneira, o quarteto alcançou fama internacional como os “Troncos Missioneiros”, liderando junto a outros talentos na preservação da autenticidade da música missioneira.

Entidades e empresas se mobilizam para promoção do Arroz Solidário

Estão em ritmo intenso os trabalhos de organização da primeira edição do Arroz Solidário. A programação ocorre no próximo dia…

Alunos do IERB criaram desenhos com mensagens de esperança aos atingidos pelas enchentes

Neste mês de maio, as professoras do Instituto Estadual Rui Barbosa, Gisele Silva De Oliveira Guedes e Viviane Siqueira Alves,…

Rock solidário nesta sexta-feira, no Atlanta

Nesta sexta-feira, 24 de maio, junto ao Atlanta Boliche Bar em São Luiz Gonzaga, será realizada a noite do Rock…