Projeto de Lei visa tornar Troncos Missioneiros como Patronos da Música Nativista

  • 28 de março de 2024
Folder_para_Missioneiro (1)

O deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS) apresentou à Câmara dos Deputados projeto de lei (PL 888/24) que declara Noel Guarany, Cenair Maicá, Jayme Caetano Braun e Pedro Ortaça, conhecidos como os Quatro Troncos Missioneiros, patronos da música nativista, reconhecendo suas contribuições à cultura e à música nativista e missioneira.

A música nativista é um dos pilares da cultura gaúcha. Originada no seio das comunidades rurais e influenciada pela vasta diversidade cultural da região, é uma celebração da terra, de suas gentes e de suas histórias. Ao longo dos anos, esta expressão musical evoluiu, incorporando elementos modernos sem perder sua essência e raízes. Ela fala da vida, das lutas, das alegrias e tristezas do povo gaúcho, constituindo-se como um importante veículo de preservação da memória cultural e histórica do Rio Grande do Sul.

Dentro deste panorama, os Quatro Troncos Missioneiros – Noel Guarany, Cenair Maicá, Jayme Caetano Braun e Pedro Ortaça – emergem como figuras centrais na preservação e divulgação da música nativista do Rio Grande do Sul. Cada um, a sua maneira, contribuiu significativamente para a cultura musical da região, enraizando ainda mais a identidade missioneira na consciência do povo gaúcho.

O autor da proposta diz que a importância cultural, econômica e histórica da obra dos Quatro Troncos Missioneiros transcende o âmbito local, contribuindo para a valorização e o reconhecimento da música nativista em âmbito nacional e internacional. Para o parlamentar, sua música fomenta não apenas o turismo na região das Missões, mas também inspira novas gerações de artistas e pesquisadores, garantindo a continuidade e a renovação da tradição musical missioneira. “Através de suas canções, poesias e histórias, eles mantiveram viva a memória de um povo resiliente, criativo e profundamente ligado às suas raízes”, diz Pompeo de Mattos.

Entidades e empresas se mobilizam para promoção do Arroz Solidário

Estão em ritmo intenso os trabalhos de organização da primeira edição do Arroz Solidário. A programação ocorre no próximo dia…

Alunos do IERB criaram desenhos com mensagens de esperança aos atingidos pelas enchentes

Neste mês de maio, as professoras do Instituto Estadual Rui Barbosa, Gisele Silva De Oliveira Guedes e Viviane Siqueira Alves,…

Rock solidário nesta sexta-feira, no Atlanta

Nesta sexta-feira, 24 de maio, junto ao Atlanta Boliche Bar em São Luiz Gonzaga, será realizada a noite do Rock…