Projeto “Malas Literárias” tem início visando o incentivo à leitura e o combate à violência

  • 13 de junho de 2024
Malas Literárias

Nesta semana, foi apresentado à comunidade são-luizense o projeto de incentivo à leitura idealizado pelo Coletivo Universo Feminino denominado “Malas Literárias”. O grupo, que reúne escritoras, autoras, professoras e poetas do município, preparou para este ano de 2024, no qual é comemorado o centenário de nascimento do pajadoor Jayme Caetano Braun, um acréscimo ao acervo das “Malas Literárias”, sendo uma “mala de garupa”contendo cópias de obras poéticas de Jayme ao longo de sua trajetória.

Na Sessão da Câmara de Vereadores desta semana, na segunda-feira, 10 de junho, a integrante do Universo Coletivo Feminino, professora, escritora e poetisa Guiomar Terra Batu dos Santos, explanou sobre o projeto “Malas Literárias” na Tribuna Popular.

Segundo Guiomar, um dos objetivos do projeto é o combate à violência em todas as suas formas, principalmente contra a mulher, utilizando-se, como instrumento primordial, a leitura. Para isso, diversas obras das autoras que compõem o Universo Coletivo Feminino que abordam o tema foram incluídas nas malas, que estarão sendo encaminhadas às escolas São Luiz e Gustavo Langsch a partir desta semana, visando o acesso pelos estudantes ao universo da leitura para a formação de cidadãos conscientes, críticos, formadores de opinião e transformadores da realidade.

A partir dos materiais literários das malas, professores irão trabalhar em aula questões envolvendo os temas das obras com seus alunos, visando promover a leitura e incentivar futuros autores mirins de obras poéticas e literárias. A previsão é de que, até o final do ano, as “Malas Literárias” percorram todos os educandários do município.

Salusa vai convocar assembleia geral para votar encerramento de atividades

A Salusa Participações S/A encerrou seu ciclo. Depois de duas décadas apoiando o desenvolvimento dos pequenos negócios em São Luiz…

Municípios buscam soluções para agropecuária em congresso da Famurs

O agro gaúcho foi tema na quarta-feira (17/07) no congresso anual da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande…

AGSL MB busca vitória fora de casa contra o Soberano em meio a desfalques

A AGSL MB se prepara para enfrentar o Soberano neste sábado, 20, em busca de manter seu aproveitamento de 100%…