Projeto promove cidadania e educação através do esporte

  • 28 de julho de 2023
Jiu Jitsu Crianças 3

O Centro de Artes Lucas Franco de Lima de São Luiz Gonzaga é sede de diversos projetos sociais e culturais que promovem a educação, a inclusão e a cidadania para alunos de todas as idades. Entre as iniciativas está o projeto Rosvels Army, que oferece gratuitamente aulas de Jiu-Jitsu para crianças e adolescentes.

Os treinos ocorrem duas vezes por semana, nas quartas-feiras, das 18 horas às 19h30min, e aos sábados, das 14 horas às 15h30min. Iniciado em 2022, o projeto é uma iniciativa do instrutor Itamar Hider e conta com a parceria da Prefeitura e de empresas do município. Itamar pratica Jiu-Jitsu desde 2012, é faixa marrom quatro graus registrado na Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu e integra a equipe Union Team da modalidade de luta. “O Rosvels Army busca utilizar o Jiu-Jitsu como ferramenta principal para promover a disciplina e a cidadania, atendendo diretamente crianças e adolescentes por meio da prática esportiva, trabalhando o corpo e a mente”, explica ele.

O instrutor conta que “ao longo dos anos de treinamento, surgiu a vontade de ensinar e transmitir os aprendizados que obtive, como valores morais, autocontrole, disciplina, autoconfiança, além da defesa pessoal, por meio das técnicas da nobre arte e levar aos nossos jovens uma nova modalidade de esporte, de forma gratuita.”

Alunos – Atualmente, 17 alunos participam do projeto. Entre eles, estão Manuela, 12 anos, Mariana, 9 anos, e Melissa, 7 anos, filhas de Débora de Souza Trindade e de Dante Trindade de Ávila. A primeira a integrar a iniciativa foi Manuela, a mais velha. A família acompanhava os treinos e as aulas despertaram o interesse das irmãs mais novas, que também ingressaram no projeto.

Dante de Ávila comenta as razões que motivaram a participação das filhas. “Como somos pais de três meninas, a ideia foi elas participarem para terem noções de defesa pessoal. Mas o esporte em si traz muitos benefícios. O próprio processo de estar em movimento e aprendendo coisas novas, achamos interessante para elas. Enfim, esporte é saúde. Além disso, tem a disciplina. Elas já são comportadas e obedientes, mas o processo de disciplina do Jiu-Jitsu ajuda bastante”, afirma o pai orgulhoso.

O projeto foi elaborado e colocado em prática com o apoio da Prefeitura e o auxílio de empresas parceiras e apoiadores, os quais colaboraram financeiramente e com a doação dos kimonos utilizados pelos alunos, além de tatames e ventiladores. “Agradeço o apoio recebido das empresas Copagril, PSK Ambiental e Engtop Energia Solar, da prefeitura, e aos amigos Rogério Santos e Daniel Hilbig. A parceria de todos foi fundamental para que o projeto saísse do papel e pudesse contemplar crianças e adolescentes do nosso município”, destaca o instrutor Itamar Hider.

O Rosvels Army busca parceiros para compra de kimonos, a fim de contemplar mais alunos, e para a confecção de uma camiseta para as crianças e adolescentes integrantes da iniciativa. Mais informações podem ser obtidas por meio do perfil do projeto no Instagram (www.instagram.com/projeto__rosvels_army/), ou pelo celular (55) 9 9981-2471.

Salusa vai convocar assembleia geral para votar encerramento de atividades

A Salusa Participações S/A encerrou seu ciclo. Depois de duas décadas apoiando o desenvolvimento dos pequenos negócios em São Luiz…

Municípios buscam soluções para agropecuária em congresso da Famurs

O agro gaúcho foi tema na quarta-feira (17/07) no congresso anual da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande…

AGSL MB busca vitória fora de casa contra o Soberano em meio a desfalques

A AGSL MB se prepara para enfrentar o Soberano neste sábado, 20, em busca de manter seu aproveitamento de 100%…